Qual é a diferença entre o score e o histórico de crédito?

Sem confusão: entenda aqui qual é a diferença entre o score e o histórico de crédito!

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

• 08min de leitura

Pode não parecer, mas o seu histórico de crédito e o seu score são duas coisas diferentes, que inclusive ajudam na avaliação do seu perfil durante uma análise de crédito. Entenda a seguir como a Quod faz essa avaliação e como você pode ter acesso a essas informações gratuitamente.

Entender a sua nota de score e o seu histórico de crédito é um importante passo para ter controle sobre os seus gastos e planejar melhor a sua vida financeira. Não é só você que está de olho nessa pontuação: os bancos, empresas e lojas que vendem a prazo, boleto, cartão ou fornecem crédito aos clientes também podem ter acesso ao seu score. 

Talvez você não saiba, mas a Quod, um dos principais birôs de crédito do Brasil, liberou a consulta online, instantânea e gratuita do seu score de crédito com base nos dados do Cadastro Positivo. Por lá, você tem acesso a todas as suas informações, histórico de crédito e, por fim, a sua pontuação. 

O score de crédito e o histórico de crédito podem contribuir para uma relação financeira melhor com essas empresas. Desta forma, essas informações auxiliam no momento de solicitação de empréstimos, financiamento estudantil ou imobiliário e até na aquisição de cartões de crédito. A dúvida que fica é: qual a diferença entre o score e o histórico de crédito dentro desse contexto?


O QUE É O HISTÓRICO DE CRÉDITO?

A nova lei do Cadastro Positivo inseriu de 20 a 30 milhões de brasileiros no mercado de crédito ao incluir automaticamente todas as pessoas físicas e jurídicas. Nesse cadastro, o histórico de pagamento dos consumidores e empresas como empréstimos, financiamentos, cartão de crédito, consórcio e em breve contas continuadas serão agregadas.

É como se fosse um currículo financeiro completo do consumidor ou empresa, incluindo as contas pagas em dia, em atraso e os casos de inadimplência. É um filme mais real dos hábitos de pagamento. A ideia desse cadastro é fomentar novas possibilidades para a concessão de crédito por meio de avaliações mais justas e completas para os consumidores e mais segurança e eficiência para as empresas.


QUAL TIPO DE INFORMAÇÃO FICA ARMAZENADA NO MEU HISTÓRICO DE CRÉDITO?

No Cadastro Positivo são armazenadas informações de pagamento sobre serviços continuados (contas de telefonia, luz, água e gás), contas pagamentos parcelados (consórcio e financiamento) e rotativo (cartão de crédito e débito e cheque especial).

Produtos contratados de serviços continuados

Saldo utilizado;

Data de contratação;

Data de pagamento;

Data de vencimento;

Valor pago.

Contratos parcelados 

Número de parcelas;

Valor contratado;

Data de vencimento das parcelas;

Parcelas a vencer;

Parcelas avulsas;

Número do grupo.

Contratos rotativos

Saldo utilizados;

Data de contratação;

Data de pagamento;

Data de vencimento;

Valor Pago;

Saldo devedor.

Ou seja, o seu perfil dentro do Cadastro Positivo é formado pelo histórico de crédito, bem como pagamentos de contas continuadas, como água, luz ou telefone fixo. 


O QUE É O SCORE DE CRÉDITO?

O score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica a situação financeira do cliente. Quanto mais alta, maior a chance de o consumidor pagar seus compromissos financeiros nos próximos meses. E a lógica da pontuação é simples de entender: quanto mais alto for esse valor, maior a probabilidade de adquirir um crédito. Já uma pontuação baixa indica uma possível inadimplência alta, sendo maiores as chances de não serem honrados os pagamentos.

Em resumo:

De 0 a 300 pontos: Risco alto de inadimplência.

Entre 301 a 700 pontos: O risco de inadimplência é considerado mediano.

Acima de 700: O risco de inadimplência é baixo.

O valor do seu score depende exclusivamente do seu comportamento financeiro. Ainda que você já tenha feito outros empréstimos é importante que as suas contas estejam em dia e que os seus dados referentes as dívidas e o seu relacionamento com empresas financeiras estejam atualizados.


COMO FUNCIONA O SCORE DE CRÉDITO DA QUOD?

O Score da Quod é baseado nos dados do Cadastro Positivo, que considera o hábito de pagamento do consumidor e todo o seu histórico de crédito. As parcelas em aberto ou atraso também estão contidas nesse sistema e impactam diretamente no cálculo do Score.

Ou seja, o Cadastro Positivo é muito mais completo e oferece informações precisas sobre a probabilidade de pagamento do consumidor. Quanto mais informação a empresa tem para conhecer de verdade o seu cliente, maior segurança ela tem também para vender a ele a prazo, parcelado, no cheque, com boleto, crediário ou cartão próprio, e menor é o risco de inadimplência que ele oferece.

Além disso, analisamos mais de 1000 atributos compartilhados por diversas fontes. Abaixo os tipos de informações analisadas:

Financiamentos;

Empréstimos;

Consórcios;

Cheque especial;

Cartão de crédito;

Período de contrato;

Quantidade de contratos;

Tipos de produtos contratados;

Período negativado;

Quantidade de negativações;

Atrasos vigentes;

Histórico de pagamentos.

Qual é a origem dos dados positivos?

Bancos;

Instituições financeiras;

Empresas de telefonia;

Empresas de Energia Elétrica;

Empresas de distribuição de água;

Empresas de distribuição de gás;

Empresas de varejo e atacado;

Fintechs;

Empresas de cartão de crédito;

Empresas de que concedem empréstimos.

A probabilidade de pagamento é calculada a partir de técnicas estatísticas avançadas e dos dados do Cadastro Positivo, proporcionando uma análise profunda dos hábitos de pagamento do cliente e seu histórico de crédito.

Diferente dos outros birôs de crédito, a pontuação da Quod está entre 300 e 1000 e é dividida em faixas de pontuação alta, média e baixa, de acordo com a probabilidade média de um grupo de consumidores honrar seus pagamentos. Sendo eles:

O Quod Score possui duas notas explicativas que ajudam a entender o score, que são:

Risco de Crédito: mostra a capacidade de pagamento do cliente comparado a média da população brasileira. 
Probabilidade de Pagamento: mostra a chance de o cliente pagar nos próximos meses.
Além dessas notas explicativas, o Quod Score traz uma inovação no mercado de crédito: os INDICADORES. Eles são complementares à pontuação e ajudam a entender profundamente o comportamento financeiro do consumidor, proporcionando mais segurança na hora de tomar a decisão de conceder crédito. Os indicadores são:
Pontualidade do Pagador: leva em consideração o histórico dos pagamentos do consumidor, ou seja, pagamentos feitos em dia, em atrasos ou pendências financeiras nos últimos 12 meses. E por meio de uma pontuação indica o comportamento.
Relacionamento com o Mercado: indica como o consumidor se relaciona com o mercado e leva em consideração o seu perfil histórico, como por exemplo quais produtos financeiros ele utiliza, como exemplo, empréstimos, cheque especial, consórcio e cartão de crédito. Além disso, também apresenta qual a quantidade e frequência das contratações.
Por que essas informações são importantes? O score é muito importante no processo de análise de crédito, afinal, ele resume em uma única nota o nível de risco para fazer ou não negócios com determinado cliente. Apenas por meio dessa pontuação é possível tomar uma decisão de concessão de crédito justa e consciente. 
Ainda com dúvidas sobre como funciona essa pontuação? Clique aqui e entenda as faixas de Score do Quod Consulta PF!


POR QUE O MEU SCORE NA QUOD É DIFERENTE DE OUTROS BIRÔS?

Cada birô tem uma fórmula e conjunto de dados para calcular o score crédito do consumidor. Na maioria das vezes, as pontuações disponíveis no mercado estão mais relacionadas aos atrasos dos pagamentos ou momentos de inadimplência de uma pessoa, o que contribui para a formação de uma nota que pode ser injusta para um bom pagador, pois considera apenas as dívidas não pagas. 

Na Quod, o score de crédito é baseado nos dados do Cadastro Positivo, possibilitando um olhar mais completo sobre cada consumidor, indo além das situações pontuais. Mas vale a pena lembrar que o seu histórico financeiro é mantido em sigilo, a Quod apenas o simplifica através da pontuação.


QUERO SABER QUAL É O MEU SCORE E VER MEU CADASTRO POSITIVO!

A consulta e acompanhamento do seu score é fundamental para entender como ele pode influenciar em seus objetivos de crédito. A Quod utiliza a mesma nota tanto em seu portal de consulta aos consumidores quanto em seus produtos de análise de crédito para empresas, garantindo uma análise justa para o consumidor e eficiente para o lojista.

Com a Quod, você também pode ver seu Histórico de Crédito grátis. Ele é baseado no Cadastro Positivo, e leva em consideração todo o seu histórico de pagamentos e não somente uma dívida atrasada. Você pode consultar o seu Quod Score na nossa plataforma!

A possibilidade de consumidores acompanharem suas informações de maneira clara e transparente pode trazer uma mudança de comportamento da população em relação crédito, mais consciência e educação financeira.

Um lembrete importante: caso você tenha consultado o seu histórico de crédito e sentiu falta de informações ou visualizou informações erradas, é possível pedir a correção e inclusão de novos dados acessando o site da Quod.