Como os dados do cadastro positivo melhoram a análise de crédito?
Entenda como os dados do Cadastro Positivo aperfeiçoam a análise de crédito, dando acesso a crédito mais barato, com mais segurança e menos inadimplência.
Os birôs de crédito brasileiros sempre realizaram análises apenas baseado em informações de inadimplência. Agora, a boa notícia é que essa forma de avaliação foi aperfeiçoada a partir da aprovação da nova lei e entrada em vigor do Cadastro Positivo.
O cadastro é um banco de dados com informações sobre o histórico de pagamento dos brasileiros e empresas, em que considera informações como pagamentos das parcelas do cartão de crédito, saldo de empréstimos e financiamentos, valor consumido de cheque especial e consórcio, além de dados sobre serviços continuados como contas de água, luz, gás ou telefone.
Antes, bastava um deslize para o qualquer consumidor entrar na lista de inadimplência e, automaticamente, impossibilitando a concessão de crédito. Já com o Cadastro Positivo as empresas terão um panorama geral do comportamento financeiro do consumidor, diferenciando o consumidor que sempre deixa de pagar suas contas daquele que teve apenas uma situação pontual.
Com tudo isso, o novo sistema tem o potencial de incluir de 20 a 30 milhões de consumidores no mercado de crédito, segundo a Associação Nacional dos Birôs de Crédito (ANBC). Dentro desse contexto, com avaliações mais justas e eficientes, a expectativa é gerar 790 bilhões em novos negócios na economia, o equivalente a 12% do PIB, e até 1,3 trilhão de reais podem ser adicionados a economia.
São muitos benefícios, mas quer saber quais são as outras mudanças positivas que surgem a partir dos dados do Cadastro Positivo e como essas informações tornam essa análise mais completa, eficaz e justa? Confira a seguir!
OS DADOS DO CADASTRO POSITIVO AJUDAM QUEM ESTÁ NEGATIVADO
Pare para pensar: se uma pessoa está com dívidas e o status negativado, consequentemente a situação financeira deve ser considerada ruim. Em um momento como esse, um empréstimo pode contribuir justamente para o pagamento dessas dívidas. Não é?
O problema é que para conseguir essa concessão é preciso ser feita uma análise de crédito. Sem os dados do Cadastro Positivo, as empresas só teriam acesso às informações de inadimplência, mas, agora, o sistema colabora para uma avaliação completa que avalia o comportamento financeiro do consumidor de ponta a ponta.
Mesmo que alguém tenha uma situação pontual de inadimplência, o cadastro é uma oportunidade para uma avaliação mais concisa, pois ele permite ofertas mais adequadas a cada perfil. Ou seja, quanto melhor o comportamento financeiro, mais oportunidade de receber empréstimos ou outros produtos de crédito com taxas de juros melhores.
Além dessas vantagens, você pode conferir mais alguns benefícios do Cadastro Positivo neste artigo.
ACESSO A UM CRÉDITO MAIS BARATO
Antigamente só o banco que tinha relacionamento com o cliente havia acesso ao histórico de crédito dele. Agora com o Cadastro Positivo, esses dados não ficam mais centralizados em determinadas instituições. Bancos, lojas ou qualquer empresa que ofereça a concessão de crédito pode ter acesso ao histórico de pagamento do consumidor.
As informações do cadastro são mostradas através do score, uma pontuação que vai de zero a mil. Ele é calculado por empresas gestoras de bases de dados, também conhecidas como birôs de crédito. No Brasil, estas empresas são reguladas pelo Banco Central. Cada empresa tem uma fórmula e um conjunto de dados para calcular seu score. Também é possível visualizar as informações abertas do Cadastro Positivo, mediante autorização do “dono” da informação – o consumidor.
Consequentemente, essa avaliação passa a ser mais fiel e pode influenciar positivamente a taxa de juros a ser cobrada. As parcelas em aberto ou atraso também estão contidas no sistema e impactam diretamente no cálculo do Score, ou seja, se você paga todos os seus compromissos em dia, o seu score tende a ser mais alto e você pode ter melhores condições de ofertas, por exemplo.
MAIS SEGURANÇA E MENOS INADIMPLÊNCIA<
Com as informações do Cadastro Positivo, as empresas poderão oferecer crédito de forma mais consciente, afinal, ele é muito mais completo, e oferece informações precisas sobre a probabilidade de pagamento do consumidor. Ao conhecer a realidade financeira do consumidor, a concessão de crédito torna-se mais justa e adequada ao momento dele.
No Brasil, as previsões para o novo sistema de cadastro geram boas expectativas. Segundo o Banco Mundial e o Valor Econômico, haverá uma redução de inadimplência em até 45%.
O CADASTRO POSITIVO É AUTOMÁTICO E GRATUITO
Com a nova lei sobre o Cadastro Positivo, não será mais necessário a autorização da pessoa física ou jurídica para a inserção e abertura dos seus dados dentro do sistema, ela é feita de forma automática.
E mais: a inserção dos seus dados dentro do Cadastro Positivo é gratuita, inclusive para mantê-los no sistema e o cancelamento também é um direito de todos: qualquer consumidor tem a possibilidade de pedir a retirada dos seus dados.
A estimativa é que cerca de 130 milhões de pessoas e empresas tenham informações disponíveis com o Cadastro Positivo. Sabe qual é o benefício disso? Uma melhoraria no ambiente de negócios no Brasil, com benefícios direcionados a quem pede e a quem concede crédito.
OS DADOS DO CADASTRO POSITIVO SÃO SIGILOSOS
Com o Cadastro Positivo a lei prevê a obrigatoriedade do fornecimento das informações por bancos e instituições financeiras que trabalham com o parcelamento de crédito e com serviços continuados como varejistas e concessionárias de serviço de água, luz, gás ou telefonia.
A mudança é fundamental para que as avaliações se tornem mais completas, uma vez que os pagamentos relacionados a esses serviços representam uma parcela importante do comprometimento de renda dos consumidores.
Não se esqueça: apenas bancos, comerciantes e empresas que vendem a prazo ou fazem concessão de crédito podem consultar o Cadastro Positivo.
O USO DO CADASTRO POSITIVO NA QUOD
A Quod combina dados completos do Cadastro Positivo com uma tecnologia avançada que permite que as análises de crédito sejam mais inteligentes e com uma alta capacidade de customização para melhor atender as necessidades específicas das empresas e, é claro, dos clientes.
Com o Quod Consulta PF é possível realizar análises baseadas nos dados do cadastro, de forma muito mais completa e eficiente, indo além das informações de negativação. Ele é diferente do que existe hoje no mercado, muito mais fácil de usar, de entender, com todas as informações necessárias para as empresas conhecerem o seu cliente em uma única página e com uma visão clara e transparente do consumo, sem pegadinhas! O melhor: tudo isso pelo menor custo do mercado!
Com a Quod sua empresa consulta um CPF e realiza análises de um jeito diferente, simples e eficiente. E, para não ter dúvidas, a Quod também explica quais são os principais passos para a análise de crédito!