Quod Consulta PF: como interpretar o histórico de crédito?

Conheça o produto Quod Consulta PF e entenda como interpretar o histórico de crédito!

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

• 10min de leitura

Conheça o Quod Consulta PF e entenda como interpretar as informações para conceder crédito de forma mais justa e personalizada

A análise de crédito é o processo realizado por empresas que vendem a prazo, parcelado, com cheque, no boleto, crediário ou cartão próprio. Na Quod, um dos principais birôs de crédito do Brasil, essa análise é feita baseada nos dados do Cadastro Positivo.

Por meio dele é possível colher e analisar o histórico de pagamento de pessoas físicas e jurídicas. Esses dados ajudam a entender o comportamento financeiro de pessoas e empresas e a traçar o caminho mais concreto para realizar uma análise de crédito legítima de acordo com o perfil de cada um.

Ter acesso a esse histórico de crédito colabora com a relação financeira entre as empresas e os clientes na busca por empréstimos, financiamento estudantil ou imobiliário, e até na aquisição de cartões de crédito. 

Mas, antes de chegarmos ao final de todo esse processo, que tal entender como analisar o histórico de crédito no Quod Consulta PF? Confira a seguir!


O QUE É O QUOD CONSULTA PF?

O Quod Consulta PF é uma solução destinada à análise de risco, com o objetivo de apoiar a decisão de vender ou não um serviço ou produto a determinado cliente.

Quanto mais bem feita e eficiente a análise de crédito, menor é o risco de inadimplência, ou seja, de vender um produto ou serviço e não receber por ele. Dentro do nosso relatório, os dados estão disponíveis em quatro blocos, são eles: 

Cadastro do consumidor;

Pendências Financeiras;

Número de consultas realizadas;

Quod Score.

Indicadores

Para uma empresa, a análise de crédito é importante para uma boa gestão financeira. Com ela você consegue checar toda a documentação do cliente e verificar se há muitas consultas feitas naquele CPF, diminuindo as chances de fraude.

Além disso, é possível verificar a reputação financeira, checando se existe ou não inadimplência, e consultar o score, que resume em uma única nota o risco de realizar ou não negócio com determinado cliente. 


COMO ANALISAR O HISTÓRICO DE CRÉDITO NO QUOD CONSULTA PF

Quod Score

O Quod Score é uma nota de crédito que vai de 300 a 1000 e indica a situação financeira do cliente. Quanto mais alta, maior a chance de o consumidor pagar seus compromissos financeiros nos próximos meses. A probabilidade de pagamento é calculada principalmente a partir dos dados oferecidos pelo Cadastro Positivo aliado às técnicas estatísticas avançadas da Quod, proporcionando uma análise profunda dos hábitos de pagamento do cliente e seu histórico de crédito, que considera empréstimos, cheque especial, cartão de crédito, consórcio e financiamento.

Para facilitar a análise, ele possui uma faixa de pontuação alta, média e baixa, de acordo com a probabilidade média de um grupo de consumidores honrar seus pagamentos.


O Quod Score possui duas notas explicativas que ajudam a entender o score. São elas:

Risco de crédito: mostra a capacidade de pagamento do cliente comparado a média da população brasileira. 

Probabilidade de pagamento: mostra a chance de o cliente pagar nos próximos meses.


Indicadores

Além dessas notas explicativas, o Quod Consulta PF traz uma inovação no mercado de crédito: os indicadores. Eles são complementares ao score e ajudam a entender profundamente o comportamento financeiro do consumidor, proporcionando mais segurança na hora de conceder crédito. Conheça:

Pontualidade do Pagador: ele leva em consideração o histórico dos pagamentos do consumidor, ou seja, pagamentos feitos em dia, em atrasos ou pendências financeiras nos últimos 12 meses. E por meio de uma pontuação indica o comportamento.

Relacionamento com o Mercado: indica como o consumidor se relaciona com o mercado e leva em consideração o seu perfil histórico como, por exemplo, quais produtos financeiros são utilizados – empréstimos, cheque especial, consórcio e cartão de crédito –, qual a quantidade e frequência das contratações.

O score é muito importante no processo de análise de crédito porque ele resume em uma única nota o nível de risco para fazer ou não negócio com determinado cliente. Apenas por meio dessa avaliação é possível tomar uma decisão de concessão de crédito – e caso você ainda tenha dúvidas sobre esse processo, no blog da Quod você pode entender como melhorar a análise de crédito da sua empresa


Pendências Financeiras

O bloco de pendências apresenta as inclusões de inadimplência do CPF consultado na base de dados controlCred. Aqui é possível verificar se o cliente possui negativação, quantas e qual o “tamanho” dela(s). A inadimplência em si não deve ser um critério impeditivo para a concessão de crédito. Para isso, é importante avaliar o que levou o cliente a inadimplência.

Você também tem acesso ao detalhamento de todas as pendências ativas com as seguintes informações:

Data de disponibilidade: data em que a pendência financeira foi disponibilizada ao mercado;

Data de ocorrência: data de vencimento da dívida;

Natureza da operação: tipo de operação financeira contratada;

Número de contrato: número de contrato da operação financeira contratada;

CNPJ do credor: o CNPJ da instituição que concedeu crédito e solicitou a inclusão da dívida na base controlCred;

Razão social do credor;

Local: endereço do consumidor informado pelo credor;

Tipo de participante: classificação do devedor como principal ou avalista;

Valor: valor da dívida incluída na base controlCred.

Além dessas informações, este bloco também conta com dados de Ações Judiciais, onde é possível conferir as ações relacionadas ao CPF consultado e participações em recuperações judiciais e falências, além do status do(s) respectivo(s) processo(s). 

Os dados de pendência financeira são importantes neste processo por colaborarem com a reputação financeira do cliente. Por exemplo, caso ele tenha muitas negativações, isso pode ser um sinal de que ele é um mau pagador e pode não honrar com os seus compromissos financeiros.


Número de consultas

O bloco de consultas mostra as últimas consultas realizadas nos produtos Quod para o CPF avaliado. Ele tem como objetivo mostrar quantas vezes o CPF foi consultado.

Os campos disponibilizados nesse bloco são: 

Volume total de consultas; 

Data;

Quantidade total das consultas efetuadas ao CPF nos últimos 12 meses.

Avaliar a quantidade de consultas feitas a um CPF é importante neste processo porque se o cliente tem solicitado crédito nos últimos 12 meses a muitas empresas, isso pode ser um indicativo de demanda por crédito ou indício de fraude.


Dados cadastrais

O bloco cadastral disponibiliza as principais informações do CPF consultado registradas em órgãos oficiais, e tem por finalidade validar a documentação e informação apresentada pelo cliente.

Dentre os dados cadastrais é possível checar as informações gerais do CPF do consumidor como:

Situação cadastral;

Data de nascimento;

Sexo;

Nome da mãe;

Dados de contato (endereço, telefone e e-mail).

As informações cadastrais são importantes, pois nos permitem validar se o cliente consultado é quem ele diz ser.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO QUOD CONSULTA PF?

A Quod oferece uma solução com tecnologia voltada à qualidade, agilidade e facilidade nas integrações. Ou seja, por trás da análise de crédito é feito todo um tratamento de enriquecimento dos dados para que sejam disponibilizadas as melhores informações.

A ideia é entregar uma experiência simples e transparente, desde a compra até a usabilidade da plataforma. Dentro do relatório entregue a sua empresa tem acesso:

Uma experiência simples e de fácil compreensão – todas as informações que a empresa precisa saber para conhecer o hábito de pagamento dos consumidores são apresentados em uma única página;

Consultas completas e maior facilidade na análise de crédito - através das notas explicativas e indicadores a Quod te ajuda a entender o real risco de crédito do cliente;

Redução de custos operacionais - a Quod nasceu digital, sem papel, sem excessos, funcionando inteirinha através de processos simples. Por tudo isso, os custos são muito menores que os da concorrência, com uma entrega ainda mais eficaz do que a deles. Além disso, possui um preço único da consulta, ou seja, sem custo extra por clique, permitindo consultar todas as informações presentes no relatório sem cobrança complementar;

Maior segurança na realização de negócios e Redução do nível de inadimplência e fraude – através do Quod Score é possível entender a probabilidade de cada consumidor arcar com seus compromissos financeiros nos próximos 6 meses;

Previsibilidade no valor a ser pago no final do mês - com o Quod Consulta PF, não tem sustos com a fatura no final do mês. Os planos são pré-pagos, portanto, é possível saber quanto vai gastar no momento da contratação.

A Quod entende que a combinação dessas informações contribui para uma análise de crédito mais segura e com menos inadimplência, resultando em uma relação positiva entre o seu negócio e os clientes. 

Quer saber como a Quod pode ajudar o seu negócio? Descubra para quem é indicada a análise de crédito da Quod!