Quod Consulta PF: como interpretar o histórico de crédito?

Conheça o produto Quod Consulta PF e entenda como interpretar o histórico de crédito!

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

• 10min de leitura

Conheça o Quod Consulta PF e entenda como interpretar as informações para conceder crédito de forma mais justa e personalizada

A análise de crédito é o processo realizado por empresas que vendem a prazo, parcelado, com cheque, no boleto, crediário ou cartão próprio. Na Quod, um dos principais birôs de crédito do Brasil, essa análise é feita baseada nos dados do Cadastro Positivo.

Por meio dele é possível colher e analisar o histórico de pagamento de pessoas físicas e jurídicas. Esses dados ajudam a entender o comportamento financeiro de pessoas e empresas e a traçar o caminho mais concreto para realizar uma análise de crédito legítima de acordo com o perfil de cada um.

Ter acesso a esse histórico de crédito colabora com a relação financeira entre as empresas e os clientes na busca por empréstimos, financiamento estudantil ou imobiliário, e até na aquisição de cartões de crédito. 

Mas, antes de chegarmos ao final de todo esse processo, que tal entender como analisar o histórico de crédito no Quod Consulta PF? Confira a seguir!


O QUE É O QUOD CONSULTA PF?

O Quod Consulta PF é uma solução destinada à análise de risco, com o objetivo de apoiar a decisão de vender ou não um serviço ou produto a determinado cliente.

Quanto mais bem feita e eficiente a análise de crédito, menor é o risco de inadimplência, ou seja, de vender um produto ou serviço e não receber por ele. Dentro do nosso relatório, os dados estão disponíveis em quatro blocos, são eles: 

Cadastro do consumidor;

Pendências Financeiras;

Número de consultas realizadas;

Quod Score.

Indicadores

Para uma empresa, a análise de crédito é importante para uma boa gestão financeira. Com ela você consegue checar toda a documentação do cliente e verificar se há muitas consultas feitas naquele CPF, diminuindo as chances de fraude.

Além disso, é possível verificar a reputação financeira, checando se existe ou não inadimplência, e consultar o score, que resume em uma única nota o risco de realizar ou não negócio com determinado cliente. 


COMO ANALISAR O HISTÓRICO DE CRÉDITO NO QUOD CONSULTA PF

Quod Score

O Quod Score é uma nota de crédito que vai de 300 a 1000 e indica a situação financeira do cliente. Quanto mais alta, maior a chance de o consumidor pagar seus compromissos financeiros nos próximos meses. A probabilidade de pagamento é calculada principalmente a partir dos dados oferecidos pelo Cadastro Positivo aliado às técnicas estatísticas avançadas da Quod, proporcionando uma análise profunda dos hábitos de pagamento do cliente e seu histórico de crédito, que considera empréstimos, cheque especial, cartão de crédito, consórcio e financiamento.

Para facilitar a análise, ele possui uma faixa de pontuação alta, média e baixa, de acordo com a probabilidade média de um grupo de consumidores honrar seus pagamentos.


O Quod Score possui duas notas explicativas que ajudam a entender o score. São elas:

Risco de crédito: mostra a capacidade de pagamento do cliente comparado a média da população brasileira. 

Probabilidade de pagamento: mostra a chance de o cliente pagar nos próximos meses.


Indicadores

Além dessas notas explicativas, o Quod Consulta PF traz uma inovação no mercado de crédito: os indicadores. Eles são complementares ao score e ajudam a entender profundamente o comportamento financeiro do consumidor, proporcionando mais segurança na hora de conceder crédito. Conheça:

Pontualidade do Pagador: ele leva em consideração o histórico dos pagamentos do consumidor, ou seja, pagamentos feitos em dia, em atrasos ou pendências financeiras nos últimos 12 meses. E por meio de uma pontuação indica o comportamento.

Relacionamento com o Mercado: indica como o consumidor se relaciona com o mercado e leva em consideração o seu perfil histórico como, por exemplo, quais produtos financeiros são utilizados – empréstimos, cheque especial, consórcio e cartão de crédito –, qual a quantidade e frequência das contratações.

O score é muito importante no processo de análise de crédito porque ele resume em uma única nota o nível de risco para fazer ou não negócio com determinado cliente. Apenas por meio dessa avaliação é possível tomar uma decisão de concessão de crédito – e caso você ainda tenha dúvidas sobre esse processo, no blog da Quod você pode entender como melhorar a análise de crédito da sua empresa


Pendências Financeiras

O bloco de pendências apresenta as inclusões de inadimplência do CPF consultado na base de dados controlCred. Aqui é possível verificar se o cliente possui negativação, quantas e qual o “tamanho” dela(s). A inadimplência em si não deve ser um critério impeditivo para a concessão de crédito. Para isso, é importante avaliar o que levou o cliente a inadimplência.

Você também tem acesso ao detalhamento de todas as pendências ativas com as seguintes informações:

Data de disponibilidade: data em que a pendência financeira foi disponibilizada ao mercado;

Data de ocorrência: data de vencimento da dívida;

Natureza da operação: tipo de operação financeira contratada;

Número de contrato: número de contrato da operação financeira contratada;

CNPJ do credor: o CNPJ da instituição que concedeu crédito e solicitou a inclusão da dívida na base controlCred;

Razão social do credor;

Local: endereço do consumidor informado pelo credor;

Tipo de participante: classificação do devedor como principal ou avalista;

Valor: valor da dívida incluída na base controlCred.

Além dessas informações, este bloco também conta com dados de Ações Judiciais, onde é possível conferir as ações relacionadas ao CPF consultado e participações em recuperações judiciais e falências, além do status do(s) respectivo(s) processo(s). 

Os dados de pendência financeira são importantes neste processo por colaborarem com a reputação financeira do cliente. Por exemplo, caso ele tenha muitas negativações, isso pode ser um sinal de que ele é um mau pagador e pode não honrar com os seus compromissos financeiros.


Número de consultas

O bloco de consultas mostra as últimas consultas realizadas nos produtos Quod para o CPF avaliado. Ele tem como objetivo mostrar quantas vezes o CPF foi consultado.

Os campos disponibilizados nesse bloco são: 

Volume total de consultas; 

Data;

Quantidade total das consultas efetuadas ao CPF nos últimos 12 meses.

Avaliar a quantidade de consultas feitas a um CPF é importante neste processo porque se o cliente tem solicitado crédito nos últimos 12 meses a muitas empresas, isso pode ser um indicativo de demanda por crédito ou indício de fraude.


Dados cadastrais

O bloco cadastral disponibiliza as principais informações do CPF consultado registradas em órgãos oficiais, e tem por finalidade validar a documentação e informação apresentada pelo cliente.

Dentre os dados cadastrais é possível checar as informações gerais do CPF do consumidor como:

Situação cadastral;

Data de nascimento;

Sexo;

Nome da mãe;

Dados de contato (endereço, telefone e e-mail).

As informações cadastrais são importantes, pois nos permitem validar se o cliente consultado é quem ele diz ser.