Quais são os benefícios do Cadastro Positivo?

Confiança e boa reputação são quesitos essenciais em todos os aspectos da vida, inclusive no mercado.

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

• 10 min de leitura

Quais são os benefícios do Cadastro Positivo?

Confiança e boa reputação são quesitos essenciais em todos os aspectos da vida, inclusive no mercado. No Brasil, o histórico de análise de crédito era apenas baseado nas informações de inadimplência, que eram compartilhadas sem sigilo. O Cadastro Positivo surgiu para abrir novas possibilidades no uso dos dados sobre o histórico dos clientes com a proposta de tornar mais eficiente e completa a concessão de crédito.

O Cadastro Positivo pode incluir de 20 a 30 milhões de brasileiros no mercado de crédito do Brasil, que hoje tem acesso limitado, seja pela negativação, por entrarem recentemente no mercado de trabalho ou por não comprovarem renda. A mudança na forma de olhar as pessoas chamadas de “maus pagadores” trouxe à tona a oportunidade de transformar o jeito de realizar análise crédito. Com o Cadastro Positivo, agora é possível diferenciar o indivíduo ou empresa que deixou de pagar apenas em uma situação pontual ou se trata de um hábito recorrente, já que existe o acesso a todo o histórico de pagamentos.

O cadastro adiciona automaticamente pessoas físicas e jurídicas e apresenta o histórico de crédito e contas continuadas de cada uma delas: empréstimos, cheque especial, cartão de crédito, financiamentos, consórcios, contas de celular, TV, internet e até de luz, água e gás. Com isso, a análise de crédito torna-se mais justa. Mas não para por aí: confira aqui os benefícios do Cadastro Positivo!


AS INFORMAÇÕES DO CADASTRO POSITIVO SÃO SIGILOSAS

No Projeto de Lei Complementar (PLP) 441/17, que muda as regras para inclusão de consumidores no Cadastro Positivo, está escrito que as informações compartilhadas por meio do cadastro só podem ser utilizadas para análise de crédito, financiamento de vendas a prazo ou outras transações comerciais. Ou seja, os seus dados não podem ser compartilhados ou vendidos para empresas de marketing, por exemplo.

Os dados podem ser demandados quando forem feitas solicitações de crédito, e, ainda assim, há uma limitação quanto ao que pode ser compartilhado. Vale lembrar que esses dados são mostrados por meio do Score ou da nota de crédito. Porém, eles também podem ser apresentados abertos, apenas mediante autorização do “dono” da informação. Segundo a resolução nº 4.172 do Banco Central, as informações permitidas são:

Data da concessão do financiamento ou pagamento;

Valores pagos, ainda que parciais, das prestações ou compromissos assumidos;

Valores das parcelas ou prestações e suas datas de vencimento;

Valor original total assumido na compra ou empréstimo.


Isso é lei, então, os seus dados estão protegidos. Fique tranquilo! Você também pode conferir também os mitos e verdades sobre o Cadastro Positivo .


BENEFÍCIOS DO CADASTRO POSITIVO PARA O CONSUMIDOR E PARA EMPRESAS

O Cadastro Positivo adiciona automaticamente pessoas físicas e jurídicas ao seu sistema e, de fato, é gratuito para o consumidor. Para mantê-lo você também não vai precisar pagar nada pelo serviço e a sua pontuação (score) também fica aberta para ser consultada no site de qualquer um dos birôs de crédito. Ah, e não se esqueça: o score pode ser diferente em cada birô, uma vez que cada empresa possui uma maneira de fazer esse cálculo. 

Com as informações oferecidas pelo cadastro, as empresas podem conhecer o hábito de pagamento dos seus clientes ainda mais. Assim é possível que critérios mais justos sejam adotados na hora de vender a prazo ou conceder créditos. O resultado disso? As empresas melhoram significativamente a sua análise de crédito, reduzem os custos, trabalham com concorrências mais equilibradas e favorecem a cadeia econômica. 

Tanto pessoas físicas como jurídicas têm mais autonomia para negociar os critérios da concessão de crédito, como a taxa de juros. Isso também gera resultados positivos para o mercado e possibilita o crescimento de negócios e projetos.

“As empresas vão ver se esse consumidor apresenta um bom histórico de pagamento no Cadastro Positivo. Quando a pessoa é boa pagadora pode conseguir uma linha de crédito mais vantajosa, porque o risco dela é menor para a instituição”, explica o educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin). Reinaldo ainda lembra que, caso a pessoa não tenha o Cadastro Positivo, a avaliação de crédito será feita apenas com base nas informações de inadimplência.


A SUA EMPRESA PODE CONCEDER MAIS CRÉDITO

As empresas passam a ter acesso ao score composto com informações do Cadastro Positivo de cada consumidor. Com ele, será possível avaliar o comportamento financeiro e entender se a inadimplência é frequente ou não.

Ou seja, na hora de conceder créditos ao seu cliente, a análise de risco é feita de forma justa e mais adequada ao perfil de comportamento de cada pagador. O mais importante: a sua empresa proporciona uma negociação mais equilibrada, assume um nível adequado de risco e, é claro, beneficia o consumidor. Todos saem ganhando!

Vale a pena lembrar: as empresas não têm acesso à informação bruta do consumidor, mas, sim, ao score final – que é calculado com base nos dados do Cadastro Positivo. A informação bruta só é disponibilizada mediante autorização do dono dos dados.  


REATIVAÇÃO DE CLIENTES E BAIXO CUSTO DE FINANCIAMENTO

Com o Cadastro Positivo, é possível fazer uma reavaliação dos seus clientes desativados no momento. A ideia é entender o contexto de vida do consumidor e considerar os bons pagadores que estavam no cadastro de inadimplentes devido uma situação pontual! Com mais informações, você aperfeiçoa a sua análise, melhora a qualidade da carteira de crédito e oferece propostas mais alinhadas ao seu negócio.

O sistema também abre portas para novos negócios, afinal, o acesso aos históricos de pagamentos permitirá a análise de consumidores não-bancarizados, pois leva em consideração contas continuadas (água, luz, telefone e gás). Como resultado disso, mais pessoas poderão ter acesso a crédito. Não é apenas sobre a concessão, mas, sim, quanto a sua empresa pode dar e quanto o consumidor pode pagar. Vale a pena lembrar: quanto menor o risco de concessão de crédito, menor será o custo do financiamento.


MAIS SEGURANÇA E MENOS INADIMPLÊNCIA

Com as informações oferecidas pelo Cadastro Positivo, a sua empresa ganha espaço para conceder crédito de forma mais consciente e justa. Afinal, é possível conhecer melhor o comportamento financeiro do cliente e qual a sua capacidade de pagamento, possibilitando que a inadimplência diminua significativamente. Conhecer a realidade e histórico do consumidor significa realizar operações com mais assertividade, trabalhar com taxas menores e fazer ofertas que caibam no bolso do pagador!

No Brasil, as previsões para o novo sistema de cadastro geram boas expectativas. Segundo o Banco Mundial e o Valor Econômico, o cenário previsto é:

Aumento de até 88% de aprovação de crédito;

Redução de inadimplência em até 48%;

Aumento do saldo de crédito de 47% para até 66% do Produto Interno Bruto (PIB).


Vamos além da fronteira? Também segundo o Banco Mundial, em países em que o Cadastro Positivo já está consolidado, como por exemplo, na República Dominicana, após 15 anos, a inadimplência caiu 70%. No Egito, esse resultado pode ser visto depois de 8 anos, com uma queda de 62%. 

Já na Austrália e na Nova Zelândia alguns estudos mostram um aumento na concessão de crédito para quem mantém baixas taxas de inadimplência.


O CADASTRO POSITIVO NÃO É OBRIGATÓRIO

Vale lembrar que o cadastro ainda é opcional. Você não é obrigado a manter o cadastramento e, ainda, a lei permite que todo o cidadão incluído no sistema seja informado sobre isso, em um prazo de 30 dias. Caso você queira que seu CPF seja retirado do sistema, basta fazer a solicitação e esperar!

Na Quod você pode ver seu Histórico de Crédito grátis. 

O melhor: ele é baseado no Cadastro Positivo. Não perca tempo, registre-se aqui!