Entenda as faixas de score da Quod

O score é um índice calculado com base nas informações do cadastro positivo que varia de 0 a 1000 e indica as chances do consumidor arcar com os seus compromissos financeiros.

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

• 8 min de leitura

Quanto maior a pontuação, maior a possibilidade dele honrar seus pagamentos. Entenda as faixas de score da Quod!


O score é uma nota de crédito que vai de 0 a 1000 e indica a situação financeira do cliente. A lógica da sua régua é simples: quanto maior essa pontuação, maiores são as chances de o cliente pagar seus compromissos financeiros nos próximos meses.

Ele é calculado por empresas gestoras de bases de dados, também conhecidas como birôs de crédito. No Brasil, estas empresas são reguladas pelo Banco Central e cada uma delas tem uma fórmula e um conjunto de dados para calcular esse índice. 

Na Quod, a probabilidade de pagamento é calculada a partir de técnicas estatísticas avançadas e dos dados do Cadastro Positivo, proporcionando uma análise profunda dos hábitos de pagamento do cliente e seu histórico de crédito – que considera: empréstimos, cheque especial, cartão de crédito, consórcio e financiamento. 

Veja a seguir como funciona o score da Quod!


ENTENDA A ANATOMIA DO QUOD SCORE

As informações obtidas pelos Gestores de Banco de Dados (GBD), ou seja, os birôs de crédito como a Quod, são as mesmas. Mas na Quod, o Score é baseado nos dados do Cadastro Positivo, que considera o hábito de pagamento do consumidor e todo o seu histórico de crédito. As parcelas em aberto ou em atraso também estão contidas nesse sistema e impactam diretamente no cálculo do Score. 

Ou seja, o Cadastro Positivo é muito mais completo e oferece informações precisas sobre a probabilidade de pagamento do consumidor. Quanto mais informação a empresa tem para conhecer de verdade o seu cliente, maior segurança ela tem também para vender a prazo, parcelado, no cheque, com boleto, crediário ou cartão próprio. Ah, e isso ajuda a diminuir os riscos de inadimplência que o consumidor pode oferecer.

Além disso, analisamos mais de 1000 atributos compartilhados por diversas fontes. Abaixo os tipos de informações analisadas e fontes dos dados:

Tipos de informações analisadas:

• Financiamentos;

• Empréstimo;

• Consórcio;

• Cheque Especial;

• Cartão de Crédito;

• Período do contrato;

• Quantidade de contratos;

• Tipos de produtos contratados;

• Período negativado;

• Quantidade de negativações;

• Atrasos vigentes;

• Histórico de atrasos.


Origem dos dados positivos:

• Bancos;

• Instituições financeiras;

• Empresas de telefonia;

• Empresas de energia elétrica;

• Empresas de distribuição de água;

• Empresas de distribuição de gás;

• Empresas de varejo;

• Empresas de atacado;

• Fintechs;

• Empresas de cartão de crédito;

• Empresas que concedem empréstimo.

 

ENTENDA AS FAIXAS DE SCORE DA QUOD

Cada birô tem uma fórmula para chegar no score de crédito do consumidor. Normalmente, essa pontuação é apresentada entre 0 e 1000, mas na Quod essa contagem é diferente e vai de 300 a 1000.

Ainda assim, no Quod Score a lógica da pontuação permanece a mesma: quanto mais alta for a nota maior são as chances de o consumidor pagar os seus compromissos nos próximos meses. O contrário também é válido, ou seja, quanto menor for a pontuação menores são as chances de pagamento e, logo, as chances de inadimplência são maiores.

Para facilitar essa análise, a Quod dividiu as pontuações em sete faixas que são calculadas de acordo com a probabilidade média de um grupo de consumidores honrar seus pagamentos.

• Até 400: Alto índice de inadimplência.

• 401 a 500: Alto índice de inadimplência. 

• 501 a 600: Alto índice de inadimplência.

• 601 a 700: Médio índice de inadimplência. 

• 701 a 800: Baixo índice de inadimplência.

• 801 a 900: Baixo índice de inadimplência.

• 901 a 100: Baixo índice de inadimplência.


O Quod Score possui duas notas explicativas que ajudam a entender o score. São elas:

• Risco de Crédito: mostra a capacidade de pagamento do cliente comparado a média da população brasileira.

• Probabilidade de Pagamento: mostra a chance de o cliente pagar nos próximos meses.

O Score é muito importante no processo de análise de crédito porque ele resume em uma única nota o nível de risco para fazer ou não negócio com determinado cliente. Apenas por meio desse índice é possível tomar uma decisão de concessão de crédito justa e eficaz.


O SEU COMPORTAMENTO FINANCEIRO E O QUOD SCORE

O Quod Score de um consumidor é dinâmico, ou seja, ele depende do seu momento e comportamento financeiro. Os seus pagamentos feitos em dia são bastante importantes e impactam diretamente no resultado da sua pontuação e, caso existam pagamentos em aberto ou quitados com atraso, a pontuação do Quod Score pode diminuir.

Confira alguns exemplos de características de pagamentos atrasados que influenciam na pontuação do consumidor:

• Há quanto tempo o atraso ocorreu, ou seja, idade dos atrasos;

• Quantidade de dias que o pagamento está em aberto;

• Quantidade de dias que o pagamento ficou em aberto antes de ser pago;

• Quantidade de vezes que o consumidor atrasou seus pagamentos nos últimos meses.

Além do histórico de pagamentos, o seu momento financeiro também é relevante. Veja abaixo exemplos de alguns fatores importantes:

• A quantidade de vezes que o consumidor buscou crédito;

• Tipo de dívida como empréstimo, financiamento, entre outros;

• Valor total do crédito que o consumidor já tem contratado no momento da consulta.

Já deu para entender a importância de manter os seus compromissos financeiros em dia, sem deixar nenhuma conta de lado, não é mesmo? 


CONHEÇA O PRODUTO QUOD SCORE

Você pode consultar o seu próprio Score e acompanhar as suas informações do Cadastro Positivo na plataforma da Quod ou consultar a pontuação de seus clientes por meio do Quod Consulta PF. 

Ainda com dúvidas sobre como essa avaliação funciona? Entenda melhor sobre o score e qual a diferença dele para o histórico de crédito no blog da Quod!