Entenda as faixas de score da Quod
O score é um índice calculado com base nas informações do cadastro positivo que varia de 0 a 1000 e indica as chances do consumidor arcar com os seus compromissos financeiros.
Quanto maior a pontuação, maior a possibilidade dele honrar seus pagamentos. Entenda as faixas de score da Quod!
O score é uma nota de crédito que vai de 0 a 1000 e indica a situação financeira do cliente. A lógica da sua régua é simples: quanto maior essa pontuação, maiores são as chances de o cliente pagar seus compromissos financeiros nos próximos meses.
Ele é calculado por empresas gestoras de bases de dados, também conhecidas como birôs de crédito. No Brasil, estas empresas são reguladas pelo Banco Central e cada uma delas tem uma fórmula e um conjunto de dados para calcular esse índice.
Na Quod, a probabilidade de pagamento é calculada a partir de técnicas estatísticas avançadas e dos dados do Cadastro Positivo, proporcionando uma análise profunda dos hábitos de pagamento do cliente e seu histórico de crédito – que considera: empréstimos, cheque especial, cartão de crédito, consórcio e financiamento.
Veja a seguir como funciona o score da Quod!
ENTENDA A ANATOMIA DO QUOD SCORE
As informações obtidas pelos Gestores de Banco de Dados (GBD), ou seja, os birôs de crédito como a Quod, são as mesmas. Mas na Quod, o Score é baseado nos dados do Cadastro Positivo, que considera o hábito de pagamento do consumidor e todo o seu histórico de crédito. As parcelas em aberto ou em atraso também estão contidas nesse sistema e impactam diretamente no cálculo do Score.
Ou seja, o Cadastro Positivo é muito mais completo e oferece informações precisas sobre a probabilidade de pagamento do consumidor. Quanto mais informação a empresa tem para conhecer de verdade o seu cliente, maior segurança ela tem também para vender a prazo, parcelado, no cheque, com boleto, crediário ou cartão próprio. Ah, e isso ajuda a diminuir os riscos de inadimplência que o consumidor pode oferecer.
Além disso, analisamos mais de 1000 atributos compartilhados por diversas fontes. Abaixo os tipos de informações analisadas e fontes dos dados:
Tipos de informações analisadas:
• Financiamentos;
• Empréstimo;
• Consórcio;
• Cheque Especial;
• Cartão de Crédito;
• Período do contrato;
• Quantidade de contratos;
• Tipos de produtos contratados;
• Período negativado;
• Quantidade de negativações;
• Atrasos vigentes;
• Histórico de atrasos.
Origem dos dados positivos:
• Bancos;
• Instituições financeiras;
• Empresas de telefonia;
• Empresas de energia elétrica;
• Empresas de distribuição de água;
• Empresas de distribuição de gás;
• Empresas de varejo;
• Empresas de atacado;
• Fintechs;
• Empresas de cartão de crédito;
• Empresas que concedem empréstimo.
ENTENDA AS FAIXAS DE SCORE DA QUOD
Cada birô tem uma fórmula para chegar no score de crédito do consumidor. Normalmente, essa pontuação é apresentada entre 0 e 1000, mas na Quod essa contagem é diferente e vai de 300 a 1000.
Ainda assim, no Quod Score a lógica da pontuação permanece a mesma: quanto mais alta for a nota maior são as chances de o consumidor pagar os seus compromissos nos próximos meses. O contrário também é válido, ou seja, quanto menor for a pontuação menores são as chances de pagamento e, logo, as chances de inadimplência são maiores.
Para facilitar essa análise, a Quod dividiu as pontuações em sete faixas que são calculadas de acordo com a probabilidade média de um grupo de consumidores honrar seus pagamentos.
• Até 400: Alto índice de inadimplência.
• 401 a 500: Alto índice de inadimplência.
• 501 a 600: Alto índice de inadimplência.
• 601 a 700: Médio índice de inadimplência.
• 701 a 800: Baixo índice de inadimplência.
• 801 a 900: Baixo índice de inadimplência.
• 901 a 100: Baixo índice de inadimplência.
O Quod Score possui duas notas explicativas que ajudam a entender o score. São elas:
• Risco de Crédito: mostra a capacidade de pagamento do cliente comparado a média da população brasileira.
• Probabilidade de Pagamento: mostra a chance de o cliente pagar nos próximos meses.
O Score é muito importante no processo de análise de crédito porque ele resume em uma única nota o nível de risco para fazer ou não negócio com determinado cliente. Apenas por meio desse índice é possível tomar uma decisão de concessão de crédito justa e eficaz.
O SEU COMPORTAMENTO FINANCEIRO E O QUOD SCORE
O Quod Score de um consumidor é dinâmico, ou seja, ele depende do seu momento e comportamento financeiro. Os seus pagamentos feitos em dia são bastante importantes e impactam diretamente no resultado da sua pontuação e, caso existam pagamentos em aberto ou quitados com atraso, a pontuação do Quod Score pode diminuir.
Confira alguns exemplos de características de pagamentos atrasados que influenciam na pontuação do consumidor:
• Há quanto tempo o atraso ocorreu, ou seja, idade dos atrasos;
• Quantidade de dias que o pagamento está em aberto;
• Quantidade de dias que o pagamento ficou em aberto antes de ser pago;
• Quantidade de vezes que o consumidor atrasou seus pagamentos nos últimos meses.
Além do histórico de pagamentos, o seu momento financeiro também é relevante. Veja abaixo exemplos de alguns fatores importantes:
• A quantidade de vezes que o consumidor buscou crédito;
• Tipo de dívida como empréstimo, financiamento, entre outros;
• Valor total do crédito que o consumidor já tem contratado no momento da consulta.
Já deu para entender a importância de manter os seus compromissos financeiros em dia, sem deixar nenhuma conta de lado, não é mesmo?
CONHEÇA O PRODUTO QUOD SCORE
Você pode consultar o seu próprio Score e acompanhar as suas informações do Cadastro Positivo na plataforma da Quod ou consultar a pontuação de seus clientes por meio do Quod Consulta PF.
Ainda com dúvidas sobre como essa avaliação funciona? Entenda melhor sobre o score e qual a diferença dele para o histórico de crédito no blog da Quod!