Aumente suas vendas de forma segura neste fim de ano

Entenda como proteger sua empresas durante as vendas deste fim de ano,

Você sabia que a inadimplência é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas? De acordo com dados de uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada dia 29/11/2021, o endividamento das famílias brasileiras atingiu o maior patamar dos últimos 12 anos, mais de 12 milhões de famílias possuem dívidas no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal ou prestação de carro e de casa

Segundo os especialistas, o efeito imediato desse crescimento do número de pessoas endividadas, é o aumento na procura por crédito, apontado como a forma mais eficiente para que o consumidor consiga recompor seu poder de compra. Isso evidencia a necessidade de uma estratégia eficaz e de um bom serviço de avaliação de crédito, com métodos e tecnologias de ponta, por parte de varejistas e empresas de bens e serviços, para minimizar o risco de inadimplência.

Diante do endividamento recorde dos consumidores, as empresas devem rever suas estratégias para evitar inadimplência. A melhor e mais segura ferramenta para enfrentar o endividamento é a análise de crédito. Com o uso correto desse instrumento, é possível tomar decisões que acarretam riscos menores e, consequentemente, reduzem os prejuízos para as empresas.

Por isso, aperfeiçoar a análise de crédito da sua empresa é o primeiro passo para realizar empréstimos mais seguros e diminuir o número de devedores. Com o Cadastro Positivo, esse processo tornou-se mais completo e justo. Sancionada em 2019, a lei prevê mais de 22 milhões de brasileiros no mercado de crédito. Com a inclusão automática de pessoas físicas e jurídicas no cadastro, é possível ter acesso à nota de crédito de possíveis clientes. 

Isso é possível porque o Cadastro Positivo oferece informações precisas sobre a probabilidade de pagamento do consumidor. Quanto mais informação a empresa tem para conhecer de verdade o seu cliente, maior segurança ela tem também para vender a prazo, parcelado, no cheque, com boleto, crediário ou cartão próprio, ajudando assim a diminuir os riscos de inadimplência que o consumidor pode oferecer.

A partir dos dados de mais de 100 milhões de pessoas físicas, 40 milhões de pessoas jurídicas e bilhões de transações, desenvolvemos mais de 1.000 atributos compartilhados por diversas fontes. Esses dados são atualizados diariamente. Abaixo os tipos de informações analisadas e fontes dos dados:

Tipos de informações analisadas:
• Financiamentos;
• Empréstimo;
• Consórcio;
• Cheque Especial;
• Cartão de Crédito;
• Período do contrato;
• Quantidade de contratos;
• Tipos de produtos contratados;
• Período negativado;
• Quantidade de negativações;
• Atrasos vigentes;
• Histórico de atrasos.

Origem dos dados positivos:
• Bancos;
• Instituições financeiras;
• Empresas de telefonia;
• Empresas de energia elétrica;
• Empresas de distribuição de água;
• Empresas de distribuição de gás;
• Empresas de varejo;
• Empresas de atacado;
• Fintechs;
• Empresas de cartão de crédito;
• Empresas que concedem empréstimo.

Refinar as avaliações, minimizar os riscos e garantir dívidas pagas são processos importantes que devem ser realizados com excelência. Pensando nisso, desenhamos quatro dicas para ajudar você a melhorar a análise de crédito da sua empresa. Vamos começar?

1. DEFINA A MELHOR POLÍTICA DE ANÁLISE DE CRÉDITO DA SUA EMPRESA
A política de crédito é um conjunto de normas e critérios que as empresas usam para avaliar e aprovar ou negar créditos a seus clientes, ou seja: as empresas a utilizam para tornar viável a venda a crédito. O recurso é essencial para a segurança financeira da empresa e assegurar que todas as estratégias estejam alinhadas. Uma política de crédito pode ser tão simples quanto não vender a prazo para clientes que tenham score (nota de crédito) menor que 750, por exemplo. Com o tempo é possível aprender se há necessidade de baixar o nível de exigência para vender a crédito para um cliente, ou ser mais conservador e subir a nota mínima para vender.

Essa concessão de crédito impacta diretamente na entrada de recursos do seu negócio, por isso, é importante que a política de crédito esteja alinhada ao perfil do seu negócio. Esse direcionamento muda de uma empresa para outra, e isso acontece porque as necessidades, os critérios de avaliação e o público diferem. 

O seu sistema de concessão pode ser individualizado e personalizado, mas com uma política de análise de crédito estruturada você terá parâmetros a seguir na hora de realizar uma avaliação. Definir os melhores critérios é uma ação fundamental para minimizar os prejuízos e respeitar o porte do seu negócio. Entenda o que a sua empresa precisa, respeite os limites a serem oferecidos ao cliente e garanta uma maior rentabilidade com o uso consciente do Cadastro Positivo.

2. ESTABELEÇA LIMITES E MONITORE AS REGRAS DA SUA POLÍTICA DE CRÉDITO
Estabelecer um limite para a concessão de crédito também é um fator fundamental para respeitar a entrada de recursos da sua empresa. Você precisa (e deve) entender o perfil e o histórico dos seus clientes para minimizar as chances de dívidas não pagas. A ideia é personalizar esse atendimento, e estabelecer proporcionalmente a capacidade de pagamento de cada negócio. Esta definição também pode auxiliar na gestão de pré-aprovado. Leve em consideração os seguintes critérios:
• O perfil dos clientes
• O volume de vendas
• Os prazos de pagamentos
• Os valores finais

Não se esqueça de monitorar cada processo e conferir as contas que você deve receber. Com todas as informações, fica mais fácil acompanhar os contratos vencidos e, consequentemente, entrar em contato com os seus clientes.

Também é importante avaliar a eficácia da política de crédito estabelecida inicialmente, afinal o objetivo do monitoramento é fazer a manutenção da rentabilidade da companhia. Adeque os pontos negativos e reforce os pontos positivos de cada processo. É sempre hora de otimizar os acordos!
 
3. CONHEÇA O PERFIL DO SEU CLIENTE COM AJUDA DA TECNOLOGIA

 Na hora de realizar a análise de crédito, a quantidade de informações e alto volume de negócios podem dificultar a principal etapa do sistema.

Para evitar erros e agilizar a análise, a Quod desenvolveu um produto com tecnologia de ponta aliada à inteligência de dados. Além de otimizar o tempo, a solução de Análise de Crédito da Quod oferece um olhar completo sobre os clientes.

As faixas de score da Quod também te ajudam nesse processo, uma vez que elas apresentam o resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado de crédito. Cada usuário é pontuado de acordo com a análise de uma série de fatores como, por exemplo, os pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados.

Essa pontuação ajuda a fazer a classificação do cliente, aqui na Quod vai de trezentos a mil pontos. Da só uma olhada:
• De 300 a 600 pontos o risco de inadimplência é alto
• De 601 a 800 pontos o risco é considerado médio
• A partir de 801 pontos consideramos baixas as chances de inadimplência

Na Quod, combinamos dados completos do Cadastro Positivo com tecnologia avançada, o que permite análises mais inteligentes e alta capacidade de customização. O nosso principal propósito é atender melhor às necessidades específicas da sua empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. 

Os benefícios são diversos: 
• Com o Quod Consulta PF, é possível realizar análises com os dados do Cadastro Positivo e ir além da negativação. Com base nas contas pagas em dia de alguns anos, é possível dizer se a pessoa é ou não uma boa pagadora. Na verdade, com estes dados a análise fica muito superior à negativação. Precisa de ajuda durante esse processo? Fique tranquilo. A Quod ajuda você! Clique aqui e conheça o nosso produto.

• O Quod Score já está incluso no Quod Consulta PF, ele vem com notas explicativas que te ajudam a entender qual a probabilidade de um consumidor pagar seus compromissos financeiros nos próximos 6 meses. Ah, você também pode utilizar esse produto separadamente e de forma customizada de acordo com a necessidade do seu negócio. É um processo que pode ser realizado pela sua empresa ou internamente na quod, que analisa o seu processo de avaliação e risco para co-criar de forma conjunta. O score da Quod é atualizado em real time via API ou Batch. Com a customização de modelos, a análise de risco é mais direcionada e a sua empresa pode ter uma performance ainda maior.

• Já o Quod Atributos permite o acesso a variáveis pré-calculadas para utilização em modelos proprietários de crédito. Esse produto é indicado para empresas de grande porte!

É fato: você precisa conhecer o perfil de cada cliente. Sem uma análise, a sua avaliação pode ser injusta e insuficiente para gerar negócios mais seguros e rentáveis. No nosso post sobre os principais passos para análise de crédito, você confere como fazer uma avalição mais eficaz para evitar possíveis fraudes.

4. APROVEITE AS OPORTUNIDADES DO CADASTRO POSITIVO
 Com o Cadastro Positivo, todas as empresas podem fazer uma análise mais apurada do histórico de clientes. Por ter mais informações disponíveis, há a possibilidade de uma concessão de crédito mais segura.

Mais que isso: existe a oportunidade de reativar clientes e oferecer novas soluções, uma vez que é possível trazer de volta bons pagadores que estavam negativados por situações pontuais. Com mais segurança e novas condições de concessão de crédito, você aumenta seu poder de negociação com os seus consumidores, diminui a inadimplência e faz o uso consciente das informações disponíveis para análise.

Segundo o Banco Mundial e o Valor Econômico, as previsões do uso do Cadastro Positivo no Brasil são as melhores:
• Redução de inadimplência em 48%
• Aumento do saldo de crédito de 74% até 66% do PIB

Faça uma análise que possa aumentar a rentabilidade da sua empresa, qualificar melhor os seus clientes e minimizar os seus riscos.