4 dicas para melhorar a Análise de Crédito da sua empresa

Confira 4 dicas para melhorar a análise de crédito da sua empresa e minimize os riscos de inadimplência

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

• 8 min de leitura

Você sabia que a inadimplência é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas? Isso mesmo. Estima-se que mais de 60 milhões de pessoas não cumprem com seus compromissos financeiros no Brasil. Já o número de empresas inadimplentes cresceu cerca de 7,3% em 2018.

Por isso, aperfeiçoar a análise de crédito da sua empresa é o primeiro passo para realizar empréstimos mais seguros e diminuir o número de devedores. Com o Cadastro Positivo, esse processo torna-se mais completo e justo. Sancionada em 2019, a lei prevê mais de 22 milhões de brasileiros no mercado de crédito. Com a inclusão automática de pessoas físicas e jurídicas no cadastro, é possível ter acesso à nota de crédito de possíveis clientes. 

Refinar as avaliações, minimizar os riscos e garantir dívidas pagas são processos importantes que devem ser realizados com excelência. Pensando nisso, desenhamos quatro dicas para ajudar você a melhorar a análise de crédito da sua empresa. Vamos começar?


1. DEFINA A MELHOR POLÍTICA DE ANÁLISE DE CRÉDITO DA SUA EMPRESA

A política de crédito é um conjunto de normas e critérios que as empresas usam para avaliar e aprovar ou negar créditos a seus clientes, ou seja: as empresas a utilizam para tornar viável a venda a crédito. O recurso é essencial para a segurança financeira da empresa e assegurar que todas as estratégias estejam alinhadas. Uma política de crédito pode ser tão simples quanto não vender a prazo para clientes que tenham score (nota de crédito) menor que 750, por exemplo. Com o tempo é possível aprender se há necessidade de baixar o nível de exigência para vender a crédito para um cliente, ou ser mais conservador e subir a nota mínima para vender.

Essa concessão de crédito impacta diretamente na entrada de recursos do seu negócio, por isso, é importante que a política de crédito esteja alinhada ao perfil do seu negócio. Esse direcionamento muda de uma empresa para outra, e isso acontece porque as necessidades, os critérios de avaliação e o público diferem. 

O seu sistema de concessão pode ser individualizado e personalizado, mas com uma política de análise de crédito estruturada você terá parâmetros a seguir na hora de realizar uma avaliação. Definir os melhores critérios é uma ação fundamental para minimizar os prejuízos e respeitar o porte do seu negócio. Entenda o que a sua empresa precisa, respeite os limites a serem oferecidos ao cliente e garanta uma maior rentabilidade com o uso consciente do Cadastro Positivo.


2. ESTABELEÇA LIMITES E MONITORE AS REGRAS DA SUA POLÍTICA DE CRÉDITO

Estabelecer um limite para a concessão de crédito também é um fator fundamental para respeitar a entrada de recursos da sua empresa. Você precisa (e deve) entender o perfil e o histórico dos seus clientes para minimizar as chances de dívidas não pagas. A ideia é personalizar esse atendimento, e estabelecer proporcionalmente a capacidade de pagamento de cada negócio. Leve em consideração os seguintes critérios:

• O perfil dos clientes

• O volume de vendas

• Os prazos de pagamentos

• Os valores finais

Não se esqueça de monitorar cada processo e conferir as contas que você deve receber. Com todas as informações, fica mais fácil acompanhar os contratos vencidos e, consequentemente, entrar em contato com os seus clientes.

Também é importante avaliar a eficácia da política de crédito estabelecida inicialmente, afinal o objetivo do monitoramento é fazer a manutenção da rentabilidade da companhia. Adeque os pontos negativos e reforce os pontos positivos de cada processo. É sempre hora de otimizar os acordos!

 

3. CONHEÇA O PERFIL DO SEU CLIENTE COM AJUDA DA TECNOLOGIA

 Na hora de realizar a análise de crédito, a quantidade de informações e alto volume de negócios podem dificultar a principal etapa do sistema. Para evitar erros e agilizar a análise, a Quod desenvolveu um produto com tecnologia de ponta aliada à inteligência de dados. Além de otimizar o tempo, a solução de Análise de Crédito da Quod oferece um olhar completo sobre os clientes.

As faixas de score da Quod também te ajudam nesse processo, uma vez que elas apresentam o resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado de crédito. Cada usuário é pontuado de acordo com a análise de uma série de fatores como, por exemplo, os pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados.

Essa pontuação ajuda a fazer a classificação do cliente, aqui na Quod vai de trezentos a mil pontos. Da só uma olhada:

• De 300 a 600 pontos o risco de inadimplência é alto

• De 601 a 800 pontos o risco é considerado médio

• A partir de 801 pontos consideramos baixas as chances de inadimplência

Na Quod, combinamos dados completos do Cadastro Positivo com tecnologia avançada, o que permite análises mais inteligentes e alta capacidade de customização. O nosso principal propósito é atender melhor às necessidades específicas da sua empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. Tudo oferecido em uma só tela, fácil de usar e com o menor preço do mercado. 

Os benefícios são diversos: 

• Com o Quod Consulta PF, é possível realizar análises com os dados do Cadastro Positivo e ir além da negativação. Com base nas contas pagas em dia de alguns anos, é possível dizer se a pessoa é ou não uma boa pagadora. Na verdade, com estes dados a análise fica muito superior à negativação. Precisa de ajuda durante esse processo? Fique tranquilo. A Quod ajuda você! Clique aqui e conheça o nosso produto.

• O Quod Score já está incluso no Quod Consulta PF, ele vem com notas explicativas que te ajudam a entender qual a probabilidade de um consumidor pagar seus compromissos financeiros nos próximos 6 meses. Ah, você também pode utilizar esse produto separadamente.

• Já o Quod Atributos permite o acesso a variáveis pré-calculadas para utilização em modelos proprietários de crédito. Esse produto é indicado para empresas de grande porte!

É fato: você precisa conhecer o perfil de cada cliente. Sem uma análise, a sua avaliação pode ser injusta e insuficiente para gerar negócios mais seguros e rentáveis. No nosso post sobre os principais passos para análise de crédito, você confere como fazer uma avalição mais eficaz para evitar possíveis fraudes.

 

4. APROVEITE AS OPORTUNIDADES DO CADASTRO POSITIVO

 Com o Cadastro Positivo, todas as empresas podem fazer uma análise mais apurada do histórico de clientes. Por ter mais informações disponíveis, há a possibilidade de uma concessão de crédito mais segura.

 Mais que isso: existe a oportunidade de reativar clientes e oferecer novas soluções, uma vez que é possível trazer de volta bons pagadores que estavam negativados por situações pontuais. Com mais segurança e novas condições de concessão de crédito, você aumenta seu poder de negociação com os seus consumidores, diminui a inadimplência e faz o uso consciente das informações disponíveis para análise.

Segundo o Banco Mundial e o Valor Econômico, as previsões do uso do Cadastro Positivo no Brasil são as melhores:

• Redução de inadimplência em 48%

• Aumento do saldo de crédito de 74% até 66% do PIB


Faça uma análise que possa aumentar a rentabilidade da sua empresa, qualificar melhor os seus clientes e minimizar os seus riscos.