Transformação Digital: Como vender pela internet?

Entenda o melhor caminho para transformar o seu negócio físico em virtual e como você pode começar a vender pela internet!

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

• 05min de leitura

O primeiro passo é ouvir o que os seus clientes têm a dizer, a partir daí você precisa entender o melhor modelo de negócio, definir o seu segmento, desenvolver um plano de marketing e partir para a ação.

Para conter a pandemia causada pelo coronavírus, a população brasileira aderiu ao isolamento social como medida de proteção à saúde. Infelizmente, a crise afetou e colocou em risco diversos negócios, micro, pequenas e até grandes empresas, principalmente aqueles que não tinham operações online.

O novo cenário provocou uma corrida ao virtual, ficando evidente sobre como o ambiente digital pode auxiliar nas vendas de qualquer empreendimento durante a crise. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), algumas lojas virtuais registraram alta de mais de 180% em transações nas categorias de alimentos e saúde e também foi destacado um crescimento médio de 30% nas outras categorias, ambos nos meses de março.

De acordo com dados levantados pela Forbes mais de 10 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra pela internet em 2019 e, segundo o Ebit Nielsen, 55 milhões de pessoas fazem compras pela internet no Brasil regularmente. 

Já deu para perceber que sair das vitrines e colocar o poder de compra na palma da mão dos seus clientes é uma ótima alternativa para este momento. Para te ajudar nesse processo, a Quod apresenta dicas e sugestões de como dar o pontapé e transformar o seu negócio físico em virtual. Confira a seguir!


DEFINA SEU SEGMENTO E ESTUDE A AUDIÊNCIA

Caso você esteja começando um novo negócio ou mudando a sua estratégia de venda, a escolha do nicho será essencial para definir o que será vendido, bem como o modelo de negócio.  

No mundo digital, as pessoas procuram por soluções específicas em espaços específicos. Ou seja, mesmo que a sua proposta de produto ou serviço seja pequena, ainda assim é possível ter um alto volume de venda.

O importante é entender o que você quer fazer, para quem você quer vender e como tudo isso será apresentado e comercializado online. Definir o segmento vai ajudar os clientes a te encontrarem, mas também vai fazer com que você desenvolva o seu trabalho sem ultrapassar os limites do seu negócio. 


OUÇA AS NECESSIDADES DO SEU CLIENTE

Antes de qualquer tomada de decisão, o momento pede que você pare, reveja o perfil dos seus clientes e ouça os problemas que eles querem resolver levando em consideração o momento em que estamos vivendo.

A compra irá partir de uma necessidade e o seu produto ou serviço é aquele que irá atender essa vontade. Agora, é preciso entender se os clientes que compravam na sua loja física irão te acompanhar ou você terá que criar novas oportunidades de negócio.

Quais tipos de consumidores que estão conectados se interessam pelo seu produto? Qual é o momento em que surge a necessidade ou o desejo de comprar determinado item? Quais são as dúvidas que passam pela cabeça dele antes de comprar esse produto? 

A dica é fazer uma pesquisa, acompanhar o comportamento digital do seu público alvo e sempre ouvir o que os seus antigos, atuais e futuros clientes tem a dizer sobre o seu negócio. A partir disso, você consegue entender como deve posicionar a sua marca ou vender o seu produto na internet.


ESCOLHA O MODELO DE NEGÓCIO

A internet apresenta diversas possibilidades para empreendedores que querem migrar para o online. Alguns dos principais modelos de negócios digitais são:

E-commerce: em um site próprio ou plataforma pronta para isso, você pode criar uma vitrine virtual para vender seus produtos. Importante olhar com cautela onde a sua loja será hospedada e criada, pois a segurança é item fundamental para evitar qualquer dor de cabeça. 

Marketplace: é uma alternativa para quem deseja vender seus produtos pela internet através de plataformas de terceiros como o Mercado Livre, por exemplo.

Prestação de serviços online: ao invés de investir em um espaço online, é possível continuar atendendo seus clientes por e-mail, mensagens, WhatsApp, chats ou videoconferências.

Social Commerce ou Redes sociais: as redes sociais têm se adaptado às necessidades da pandemia e desenvolvido espaços e ferramentas exclusivas para empreendedores.

Antes de fazer a escolha entre uma ou todas essas alternativas, procure identificar aonde o seu cliente está, ouça o que eles têm a dizer e veja onde eles realizam compras com mais frequência. Assim você otimiza o seu trabalho e atende o cliente da melhor forma!


USE O CONTEÚDO E AS REDES SOCIAIS A SEU FAVOR

Não importa se você já tem uma base de clientes ou quer construir uma: é essencial investir em estratégias para que pessoas cheguem ao seu negócio digital. Então, depois de entender quais são as necessidades e os desejos dos seus potenciais clientes, é hora de se comunicar com eles. 

Para fazer isso, você irá produzir conteúdo de qualidade que responda às dúvidas deles, assim como esse blogpost. Esses conteúdos podem ser postados em blogs, fóruns, grupos de Facebook, páginas exclusivas da sua marca e entre outros ambientes. 

Algumas estratégias de marketing digital conhecidas por seus resultados efetivos são:

SEO

É uma ferramenta poderosa utilizada para todo negócio digital que otimiza os mecanismos de buscas orgânicas dos usuários. Por meio de um conjunto de ações e estratégias, que possuem como base palavras-chaves relevantes, o site do seu negócio poderá ganhar uma posição de destaque no Google e aparecer para o público certo.

As técnicas de SEO podem ser usadas em blogs, redes sociais, vídeos ou webinars, por exemplo.

Copywriting

Copywriting pode ser definida como a arte da escrita persuasiva, que utiliza palavras como método para divulgar uma marca, produtos e serviços, mas provocando sentimentos nas pessoas como identificação, empatia ou até mesmo o encontro de uma solução.

Redes sociais

O marketing nas redes sociais é a estratégia que irá divulgar seu conteúdo, apresentar o seu produto e abrir um canal de conversa entre a sua empresa e os clientes a partir de técnicas e estratégias para gerar engajamento e trocas reais. Sua empresa pode investir em posts patrocinados, que permitem segmentar de acordo com o público que sua empresa quer atingir e também possibilita maior alcance desse público.


DESENVOLVA UM PLANO DE MARKETING

É comum ouvir dos próprios donos do negócio que já se sabe tudo sobre o cliente ou o mercado e não é necessário desenvolver um plano de marketing. No entanto, essa é uma das maiores armadilhas que uma empresa pode cair. 

O plano de marketing é uma ferramenta de gestão que possibilita entender e planejar a sua atuação no mercado a partir de pesquisas e levantamento de dados. Com ele, você mapeia seus diferenciais, entende as forças e fraquezas do seu negócio, analisa melhor a concorrência e as necessidades do seu público.  A partir daí, você tem em mãos informações suficientes para criar estratégias assertivas com o posicionamento da sua marca e dos seus produtos ou serviços no seu segmento. 

Fazer o seu plano de marketing é determinante para estipular qual a verba destinada para isso, quais os resultados você espera obter, em quanto tempo e até medir se as suas ações estão sendo bem-sucedidas. Afinal, sem objetivos traçados é difícil saber onde se quer chegar e estabelecer quais os passos para atingir suas metas.  

Não existe uma receita única para desenvolver o seu plano de marketing, são etapas que variam de negócio para negócio e até de acordo com o modelo referência escolhido para seguir, mas, em geral, é preciso entender:

Qual o seu propósito

Quem é o seu público

O segmento em que a sua empresa está inserida

Forças e fraquezas do seu negócio e do seu produto

Os desejos e dores dos seus clientes e desenhar qual é o seu público-alvo

A concorrência e os seus diferenciais em relação a ela

As estratégias e ações a serem tomadas para chegar aos seus objetivos

Em quais canais você terá presença digital e o porquê

Verba mensal que pretende investir em marketing e para cada ação

Qual o seu cronograma de execução do plano e quem vai ser responsável por cada tarefa

Paralelo a esse plano, entende-se a importância de um planejamento de vendas, pois os departamentos de Marketing e Comercial devem andar juntos, sempre. Antes de colocar a mão na massa, esse documento irá organizar e preparar a sua equipe de vendas com informações claras sobre as direções a serem seguidas .

Com a junção dos dois planos, as ideias ficarão ainda mais alinhadas aos propósitos da empresa e a sua equipe terá mais clareza na execução, pois estará bem orientada sobre metas, objetivos e expectativas. Assim será mais simples realizar a mudança do offline para o online fazendo com que a empresa passe a vender mais e melhor em consequência do aumento do volume de vendas.


PLANEJE A LOGÍSTICA

A logística é essencial para quem quer vender pela internet. Fazer a gestão do estoque, cuidar dos fluxos de recebimento e entrega, garantir que o cliente receba os devidos códigos de rastreamento e desenvolver ações que colaborem para a redução do frete podem ser determinantes para o crescimento do seu negócio. Seja com uma gestão própria ou terceirizada, é preciso que o seu negócio tenha um profissional ou equipe dedicada para isso, de acordo com o volume e as demandas da sua empresa. 

O planejamento é necessário para uma previsão de demandas, o que  permite que as entregas sejam feitas dentro do prazo devido. Além disso, ter esse controle permite que você reduza os custos com transporte para o consumidor, já que esse é um fator muitas vezes determinante na etapa de decisão de compra. Tudo isso exige um investimento do empreendedor em soluções que reduzam a erros e custos.

Entre os tipos de logística existentes estão os Correios, as Transportadoras, Motoboys ou retirada no local e Logística terceirizada. 

Como a questão de greves e paradas dos Correios podem afetar as entregas, muitas empresas preferem usar as transportadoras, que funcionam de forma mais independente. Para quem vende mais localmente, usar os motoboys e a retirada no local é sempre a melhor opção. Já a logística terceirizada é mais recorrente quando o seu negócio está crescendo e você precisa de uma gestão mais completa e especializada desse serviço, cuidando dos fornecedores, dos pedidos, da seleção dos produtos, da gestão do estoque, do controle do frete e transporte, da emissão de notas, da comunicação com os clientes sobre as entregas e enviando código de rastreamento e também das trocas e devoluções.