Como vender mais durante a Semana do Brasil e no Dia do Cliente?

Veja dicas que ajudarão sua empresa a se preparar para as vendas deste período com o menor risco de inadimplência.

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Considerada como a “Black Friday brasileira”, a Semana do Cliente foi criada em 2019 pelo Governo Federal para aquecer o mercado e neste ano ela acontece entre os dias 3 e 13 de setembro, pouco antes do Dia do Cliente, celebrado no dia 15 de setembro.

De acordo com o relatório Setores do E-commerce no Brasil, realizado pela Conversion, consultoria especializada em marketing e comércio eletrônico, 86% dos brasileiros conectados à internet realizaram compras durante a pandemia.


Enquanto comércios, lojas e shoppings reabrem parcialmente por todo o Brasil, o e-commerce abre portas para novos hábitos de compra. Ainda segundo a pesquisa da Conversion, o setor classificou julho de 2020 como o terceiro melhor mês da história com um crescimento de 25% e a marca de 1,29 bilhões de acessos, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Após esse avanço, a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) revisou de 9,2% para 6,9% a previsão de retração no volume das vendas no varejo ampliado para este ano. Essa categoria inclui atividades de veículos e materiais de construção. Já no varejo restrito, que contempla oito segmentos do comércio, a projeção de queda também diminuiu, passando de 6,3% para 4,7%.  


O fato é que com a chegada da Semana do Brasil, que acontece entre os dias 3 e 13 de setembro, seguida pelo Dia do Cliente, celebrado no dia 15 de setembro, o mercado está otimista para um possível aquecimento das vendas em todo o país.

Pensando na importância desse contexto para empreendedores, nós reunimos dicas importantes para que você entenda melhor como aproveitar as projeções econômicas para vender mais durante a Semana do Brasil e no Dia do Cliente. Confira!



ANTES DE MAIS NADA, O QUE É A SEMANA DO BRASIL?


A Semana do Brasil foi criada em 2019 pelo Governo Federal com o propósito de aquecer a indústria e o comércio a partir de descontos e promoções em todo o país. De acordo com os dados do Relatório da Opinion Box sobre o Dia do Cliente e a Semana do Brasil 2019, houve a participação de 2.800 empresas, resultando em 5,4 milhões de compras e faturamento de R$2,2 bilhões — um aumento de 10,5% na receita dos e-commerces em relação aos 10 dias que antecederam o evento e de 30,3% em relação ao mesmo período de 2018.

Este ano, a Semana do Brasil acontecerá entre os dias 3 e 13 de setembro com o objetivo de unir todo o comércio do país em retomada responsável e segura. Inclusive, podendo ser atrelada também ao Dia do Cliente, comemorada no dia 15 do mesmo mês.

Segundo pesquisa do Google, há um crescimento de buscas dos clientes por promoções relacionadas ao Dia do Cliente, incluindo categorias específicas como eletrodomésticos, eletroportáteis, móveis, televisão e smartphones. O primeiro destaque na série histórica foi registrado em 2016, quando houve um aumento de 64% em relação ao ano anterior.

Ou seja, ao vincular a proximidade entre as datas da Semana do Brasil e do Dia do Cliente, os varejistas podem aproveitar a retomada de reabertura dos comércios e o crescimento da compra online com promoções especiais e exclusivas para os seus clientes.



CONHEÇA AS CATEGORIAS QUE MAIS CRESCERAM NO COMÉRCIO ELETRÔNICO


No contexto de pandemia e isolamento, o comportamento do consumidor vem se modificando. De acordo com o relatório realizado pela Conversion, Casa & Móveis registrou o maior crescimento no período (entre fevereiro e julho), com 67,21%, seguida por Moda & Acessórios (65,52%), Pets (61,67%), Comidas & Bebidas (57,11%) e Infantil (47,71%). Roupas & Acessórios foi classificada como a categoria preferida para presentes.


Em contrapartida, os nichos que menos cresceram foram Turismo (-55,62%), Esportes (6,06%), Educação, Livros & Papelaria (+13,25%), Importados (+17,01%) e Calçados (+26,51%). 

Esse é um cenário que considera os meses de fevereiro a julho. No entanto, para se preparar para a “Black Friday brasileira”, é preciso observar como foi o volume de vendas por categoria em 2019. Segundo o Relatório da Opinion Box sobre o Dia do Cliente e a Semana do Brasil 2019, as categorias que mais registraram pedidos foram Beleza e Saúde, Informática e Moda, com representatividade de 43,21%, 25,75% e 14,8% respectivamente. 


O mesmo estudo mostra que setores como Informática, Bebidas e Multicategoria concentraram mais pedidos do público masculino, enquanto Moda, Bebês, Beleza & Saúde foram mais requisitados pelo público feminino. A pesquisa também mostra uma variação no ticket médio, que foi 1,3% mais alto no período da Semana do Cliente que o mesmo período do ano anterior, indo de R$399,80 para R$404,90.


Tais dados ajudam os negócios a entenderem o comportamento do consumidor nesse período de mudanças e também uma possível expectativa para a Semana do Cliente em 2020. É preciso conhecer quais são os itens mais buscados na sua loja, acompanhar o que a concorrência também está fazendo e preparar o estoque. 

Ao incluir mercadorias estratégicas no catálogo, é possível atrair mais clientes e, assim, aumentar as vendas!



OFEREÇA DESCONTOS REAIS OU PROMOÇÕES EXCLUSIVAS


A ideia aqui é acompanhar o comportamento de consumo do seu nicho para entender quais são os itens, serviços e produtos que valem a pena a oferta de um bom desconto. Ouça o que os clientes têm a dizer e o que eles estão dispostos a comprar nesse momento, então aplique descontos significativos em produtos estratégicos e, junto a isso, monte kits de produtos para aumentar o ticket médio da venda. Nada de fazer descontos de fachada, isso só faz o seu cliente se sentir enganado. Faça ele sentir que está perdendo uma oportunidade!



ANUNCIE EM DIFERENTES CANAIS E ESTEJA NO MARKETPLACE


Mercado Livre, Americanas, Magalu e Amazon são exemplos de marketplace que abrem espaço para a venda e compra de produtos. A ideia é expor o seu produto ou serviços em ambientes virtuais para aumentar a visibilidade do seu negócio. Para esse período, explore também a divulgação dos seus produtos e promoções nos canais em que o seu cliente mais utiliza e desenvolva conteúdos promocionais. Pode ser no Whatsapp, nas redes sociais, por e-mail, mas antes de tentar advinhar e perder tempo, estude onde o seu cliente está e aja de forma mais efetiva, com o conteúdo certo na hora certa!


Para entender um pouco mais sobre os melhores canais, você pode enviar um formulário on-line para seus clientes perguntando quais canais ele mais utiliza na hora de pesquisar produtos e serviços como o seu, e também quais ele prefere para fechar a venda. Nem sempre acontece no mesmo canal.


Pergunte também por onde o seu cliente gostaria de receber as comunicações da sua empresa. Você pode complementar esse estudo analisando as suas redes sociais e as dos seus concorrentes. Esse público está interagindo dentro desses canais? Observe, escute, faça uma pesquisa e decida onde a sua marca deve estar presente com base nesses dados.

De acordo com o Relatório disponibilizado pela Opinion Box sobre a Semana do Brasil e Dia do Cliente de 2019, mais de 30% das pessoas visitaram os e-commerces via dispositivos móveis, mas na hora de fechar a compra o desktop foi o favorito, com 76,4% do volume de vendas realizadas por esse dispositivo. Você sabia? Então para entender em qual canal se comunicar e como, é preciso planejar sem achismos.

 


INOVE NA SUA ANÁLISE DE CRÉDITO E VENDA MELHOR


Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), os prejuízos do comércio causados pela pandemia alcançaram R$ 286,4 bilhões. Em vista do cenário econômico, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) orienta que os empresários do comércio de bens, serviços e turismo utilizem o crédito como ferramenta estratégica nas negociações.


Vender a crédito significa vender a prazo, parcelado, no cheque, boleto crediário ou cartão próprio. Quando você facilita a forma de pagamento, oferece mais um benefício e comodidade ao cliente, aumentando a possibilidade de venda. Principalmente, neste momento econômico em que estamos vivendo, onde o orçamento das pessoas mais está mais apertado.

Ao consultar um CPF para a análise de concessão de crédito, muitas vezes ainda são considerados apenas informações de negativação do cliente. Esse jeito de se fazer a análise já está ultrapassado, uma vez que considera apenas uma situação pontual na vida do consumidor. Após a implementação do Cadastro Positivo, é possível ter acesso a todo o histórico de pagamentos de uma pessoa, o que permite uma análise de crédito mais justa e completa. 


O alto volume de dados e a necessidade de atualização constante dessas informações exigem que as empresas tenham mais agilidade na hora de fazer uma análise de risco. Para simplificar esse processo e tornar a análise mais eficiente, a Quod desenvolveu o Quod Consulta PF.


Com essa solução, você consegue entender a capacidade de pagamento de um consumidor baseado em indicadores. Para quem precisa realizar consultas de CPF e vender a prazo, o Quod Consulta PF tem uma tecnologia de ponta e utiliza os dados do Cadastro Positivo, que são atualizados continuamente. Todas as informações necessárias para uma tomada de decisão segura ficam disponíveis neste único produto e reunidas em uma só página. Tudo de um jeito fácil com informações que ajudam a interpretar os dados.


A consequência de usar uma ferramenta mais eficiente e simples é a agilidade no processo e a redução dos riscos e das chances de inadimplência. E tudo isso dentro de um sistema pré-pago, ou seja, você escolhe o plano que melhor se adequa a necessidade do seu negócio e sabe quanto vai pagar no momento da contratação, sem custos extras por clique e sem surpresas. Além disso, é o produto que tem o melhor preço do mercado: você pode testá-lo no primeiro mês pagando apenas R$ 0,99e a partir do segundo, o preço continua sendo o mais vantajoso.

E aí? Gostou das dicas? Então não perca mais tempo e prepare o seu negócio para vender mais e melhor nesse período de promoções em todo o Brasil! Boas vendas!