O que é birô de crédito? Entenda como funcionam essas instituições

Você sabe o que é e como funciona um birô de crédito? Confira a seguir tudo sobre as empresas que ajudam a realizar concessões de crédito mais justas no Brasil.

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

• 06min de leitura

O que é birô de crédito? Entenda como funcionam essas instituições

Segundo pesquisa divulgada pela Bloomberg Línea, apenas 59% dos consumidores inadimplentes têm certeza de que conseguirão pagar suas dívidas. É um dado alarmante e que revela a necessidade, por parte das empresas, de promover uma análise de crédito responsável. Os birôs de crédito são fundamentais nesse processo.

 

Neste artigo, oferecemos uma visão completa sobre o que é um birô de crédito, como eles funcionam e a diferença entre eles e empresas de inteligência de dados. Com esta leitura, você vai compreender o papel dessas instituições no mercado financeiro e como elas ajudam empresas e consumidores a tomarem decisões informadas sobre crédito.

 

Além disso, vai entender como eles coletam informações, realizam análises de crédito, quais serviços são oferecidos e a diferença entre bureaus de crédito e empresas de inteligência de dados. Leia até o final e tire todas as suas dúvidas.

O que é um birô de crédito?

Um birô de crédito é uma empresa que tem um banco de dados amplo, com informações históricas sobre a realidade financeira de pessoas físicas e jurídicas.

 

Esses dados são coletados a partir das informações de pagamentos e dívidas fornecidas pelas empresas que oferecem produtos e serviços de crédito, como bancos, varejistas, empresas de telecomunicações, seguradoras, fintechs, cooperativas e atacadistas.

 

As informações registradas incluem a tomada de empréstimos, financiamentos, compras em lojas e o pagamento de contas em geral.

 

Os birôs de crédito são autorizados pelo Banco Central para registrar os dados financeiros dos clientes e disponibilizá-los para outras empresas que oferecem crédito, permitindo que essas empresas realizem a chamada análise de crédito.

 

A análise de crédito é usada para calcular o risco de inadimplência de um potencial cliente, permitindo que a instituição determine se deve conceder ou não um empréstimo, cartão de crédito, financiamento, entre outros produtos.

 

Também conhecidas como órgãos de proteção ao crédito, os birôs têm grande capacidade tecnológica para processar as informações e gerar relatórios precisos sobre o comportamento de crédito de pessoas e empresas.

 

Entre as principais empresas que atuam no Brasil estão a Serasa Experian, Boa Vista, SPC Brasil e Quod.

 

Para que um birô de crédito seja autorizado pelo Banco Central, é necessário que a empresa cumpra com requisitos técnicos e regulatórios, como ter uma estrutura de segurança adequada para garantir a proteção dos dados dos clientes.

 

Além disso, eles devem seguir as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CNDC) para evitar práticas abusivas na cobrança de dívidas.

Como os birôs de crédito funcionam?

Os birôs são empresas que realizam análises de crédito para outras empresas, reduzindo o risco de inadimplência e potencializando tomadas de decisões mais acertadas por parte desses negócios em relação à concessão de crédito.

 

Isso é extremamente fundamental para as organizações, uma vez que, segundo pesquisa da Bloomberg, já mencionada no início do texto, 17% dos brasileiros não tem certeza de que vão quitar suas dívidas.

 

Os serviços oferecidos pelos birôs de crédito incluem análise de crédito, análise de fraude, compliance e gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).

 

As análises de crédito são realizadas para qualquer tipo de venda a prazo, como parcelado, com cheque, boleto, crediário e cartão próprio. As empresas que prestam serviços e recebem depois também podem se beneficiar das análises de crédito oferecidas.

 

Também são oferecidos serviços baseados no Cadastro Positivo, que é um banco de dados que reúne informações sobre o histórico de crédito dos consumidores.

 

A Quod, por exemplo, investiu em uma plataforma tecnológica que processa dados 75 vezes mais rápido que a concorrência, gerando análises mais inteligentes e acertadas.

 

Ao consultar os birôs, as empresas conseguem tomar decisões mais informadas sobre a concessão de crédito. Elas podem verificar se um cliente apresenta algum risco de inadimplência e decidir se é seguro conceder crédito a ele.

 

É importante destacar que cada birô tem acesso a diferentes dados de uma pessoa, o que significa que nem todos os dados estarão disponíveis para uma determinada empresa.

Qual a diferença entre birôs e empresas de inteligência de dados?

As empresas de inteligência de dados visam ajudar outras empresas a tomarem decisões mais inteligentes e acertadas por meio da análise de dados. Elas utilizam tecnologias avançadas para processar grandes volumes de dados de diversas fontes, e assim, fornecer insights valiosos para as empresas tomarem decisões mais informadas.

 

Uma das principais vantagens de utilizar uma empresa de inteligência de dados é que ela permite que os negócios tomem decisões com base em informações mais precisas e confiáveis, reduzindo assim os riscos de perdas financeiras e outros prejuízos.

 

Enquanto birôs de crédito se concentram principalmente em informações financeiras, como histórico e pontuação de crédito, empresas de inteligência de dados como a Quod oferecem uma gama mais ampla de serviços, como análise de fraudes, conformidade regulatória, gestão de riscos, entre outros.

 

A Quod é uma empresa de inteligência de dados que utiliza tecnologias avançadas para processar grandes volumes de informação de maneira mais rápida e eficiente do que a concorrência, proporcionando análises mais inteligentes e precisas.

 

Seus produtos inovadores e customizados ajudam as empresas a evoluírem na gestão de seus negócios e a crescerem de forma sustentável. A empresa une tecnologia, múltiplas fontes de dados e uma mentalidade colaborativa para transformar inovação em soluções adequadas às novas necessidades do mercado.

 

Com a Quod, as empresas têm acesso a insights valiosos que podem ajudá-las a tomar decisões mais informadas e acelerar seu crescimento.

Como a análise de crédito beneficia sua empresa?

Em resumo, pudemos entender o que significa birô de crédito, que são empresas que mantêm bancos de dados com informações financeiras de pessoas físicas e jurídicas. Elas oferecem serviços como análise de crédito, análise de fraude e compliance para outras empresas.

 

Convidamos você a entender melhor como a solução de análise de crédito pode beneficiar sua empresa. É importante estar informado sobre essas instituições, para que possa tomar decisões conscientes e responsáveis quando se trata de crédito e finanças corporativas.