Qual é a diferença entre capital de giro e fluxo de caixa?

Capital de Giro e Fluxo de Caixa: entenda as diferenças e porque essas ferramentas são importantes para a saúde financeira do seu negócio!

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

• 08min de leitura

Entenda os termos Capital de Giro e Fluxo de Caixa, a importância de cada um deles para a saúde financeira de um negócio e qual é de fato a diferença entre eles! 

O universo financeiro no qual estamos imersos todos os dias possui termos, siglas, significados e especialidades que formariam até um dicionário completo. Apesar de parecer um âmbito apenas para especialistas, a Quod sabe que não precisa ser nenhum ‘fera’ no assunto para ter noções básicas sobre o departamento financeiro de uma empresa. 

É claro, esses termos podem variar de acordo com aquilo que você procura entender, mas, dentro do contexto financeiro, é muito importante saber qual é a diferença entre o capital de giro e o fluxo de caixa.  

Cada uma dessas variáveis ​​fornece uma visão diferente das finanças da sua empresa. O capital de giro apresenta a capacidade da sua empresa de pagar suas dívidas imediatas, já o fluxo de caixa projeta todas as receitas e despesas de um período específico. 

Hoje, vamos entender ainda mais sobre cada um desses conceitos, quais são as suas diferenças e porque eles são importantes para a saúde financeira de um negócio. Confira!  


O QUE É FLUXO DE CAIXA? 

É a projeção de todas as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa. Com ele, podemos prever qual será o saldo do caixa de um período determinado. Ou seja, é a relação entre tudo o que foi/será pago e recebido pela empresa demonstrado em formato de relatório. 

Estruturar e elaborar esse controle pode ser um processo fácil para as empresas que mantem cada ação financeira registrada e organizada. O fluxo de caixa precisa ter uma estrutura flexível, em que seja possível fazer alterações ou inserir informações de entradas e saídas conforme necessário.  

O principal objetivo ao criar esse fluxo é estar sempre atento às análises da saúde financeira do negócio. Por ser usado como instrumento para tomada de decisões, esse relatório vai te ajudar a entender qual é o estágio atual da sua empresa e obter respostas claras no caso de surgirem oportunidades para investimentos ou mudanças. O fluxo de caixa pode ser dividido em três vertentes:  

Operacional: diz respeito a tudo que está relacionado à operação do negócio; 

Financeiro: está relacionado ao dinheiro que transita por meio de empréstimos, aportes e recebimentos de fontes que não estão relacionadas à operação da empresa; 

Investimentos: gastos relacionados a aquisição de ativos, sejam eles imobilizados (bens, móveis ou computadores) ou intangíveis (desenvolvimento de produtos). 

Além disso, com essas informações organizadas e acessíveis, o empresário tem a possibilidade de: 

Acompanhar a lucratividade do negócio; 

Analisar a viabilidade de projeções de investimento; 

Criar uma estrutura gerencial para os resultados; 

Definir um prazo de retorno de caixa para possíveis investimentos;  

Entender o ponto de equilíbrio entre o que pode ser gasto ou não; 

Fazer uma análise de sensibilidade quanto aos gastos da empresa; 

Identificar problemas de liquidez. 

Em resumo, o fluxo de caixa consiste em apresentar o saldo inicial da conta, o saldo final com cada entrada e a saída, e o que sobrou de tudo isso no fim de um mês ou em um período determinado. Lembre-se: esse relatório mostra o resultado da empresa do ponto de vista financeiro. 


 QUAL É A IMPORTÂNCIA DE UM FLUXO DE CAIXA? 

O fluxo de caixa é importante para otimizar a gestão financeira do seu negócio. Com ele, você tem um suporte no gerenciamento de gastos e no processo de tomada de decisões, além de assegurar um bom controle e planejamento financeiro. 

Vale a pena lembrar que nem sempre um fluxo de caixa positivo quer dizer que a sua empresa esteja lucrando. Ainda assim, ter esse status significa que mais dinheiro está entrando do que saindo durante um determinado período. 


 O QUE É CAPITAL DE GIRO? 

O capital de giro é o dinheiro necessário para dar continuidade às operações de uma empresa. Ele contempla os recursos necessários para pagar impostos, salários, fornecedores, manter o estoque, arcar com as despesas relacionadas a cada etapa do negócio. Ele pode ser calculado através da relação entre o prazo médio de pagamentos a fornecedores e o prazo médio de recebimento.  

A partir dessa conta, você tem acesso fácil às informações sobre a quantidade de dinheiro que a sua empresa precisa em algum período. Por isso, é importante entender o tempo que você demora para vender e receber, e relacionar aos seus prazos de pagamento. Desta forma, você consegue manter a saúde do fluxo de caixa em dia. 


QUAL É A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL DE GIRO? 

O capital de giro representa a diferença entre o montante de recursos aplicados e o total que a empresa consegue para suprir as suas necessidades financeiras. Por isso, investir em um é fundamental para garantir mais segurança e estabilidade ao seu negócio.  

Quando a empresa consegue controlar as suas finanças, é possível: 

Entender o melhor momento para realizar compras e os prazos; 

Equilibrar as contas; 

Manter o caixa positivo; 

Realizar aplicações financeiras; 

Suprir as suas operações. 

Tudo começa com um bom planejamento e um controle rígido e detalhados dos gastos que a sua empresa tem. Pense sempre a curto e a longo prazo e as possibilidades que podem ser realizadas dentro dos objetivos do seu negócio.  


 MAS, AFINAL, QUAL A DIFERENÇA ENTRE FLUXO DE CAIXA E CAPITAL DE GIRO? 

Estes dois conceitos estão intimamente ligados: enquanto o Fluxo de Caixa é o resultado do que foi ou será recebido e pago, o Capital de Giro demonstra a necessidade de dinheiro necessária para manter esse Fluxo saudável! 

Por exemplo, é possível que uma empresa gere muita receita, porém o prazo para receber o dinheiro proveniente dessa receita seja maior do que o prazo para pagar seus fornecedores, o que gera momentaneamente uma queda no seu caixa, e consequentemente a necessidade de uma reserva para honrar seus compromissos durante este período. 

Agora que que esses conceitos ficaram claros, que tal entender a importância de um plano de negócios para a sua empresa