Como desenvolver um plano de negócios para empresas atuantes no mercado?

Quer investir na expansão do seu negócio? Confira aqui como desenvolver um plano de negócios para empresas atuantes no mercado!

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

• 8 min de leitura

Quem disse que empreender é fácil? Os desafios diários de um empreendedor envolvem desde o controle de gastos, gestão de pessoas, tomadas de decisões diárias até o combate à inadimplência. Não é fácil, mas é compensador quando você tem um plano traçado, objetivos claros e sabe onde quer chegar. Para expandir ou reformular a rota da sua empresa de uma forma segura, o plano de negócios é a melhor ferramenta para isso.

Ele pode ser um grande aliado para lapidar o seu produto e, principalmente, direcionar as novas decisões a serem tomadas. Reavaliar o segmento, o mercado, o público-alvo, os concorrentes ou refazer uma avaliação aprofundada do seu próprio produto são alternativas que podem trazer à tona novas ideias e ações que potencializem o seu negócio. 

Se você é um empreendedor e procura dicas práticas para construir um plano de negócios, esse conteúdo é para você. Aqui você confere um passo a passo sobre todos os pontos necessários para construir esse esquema. Vamos nessa?


1. Comece pela análise de mercado

2. Organize o sumário executivo

3. Desenvolva um plano de marketing

4. Estruture um plano operacional

5. Planeje Fluxo de Caixa e Capital de Giro

6. Examine o cenário e as estratégias

7. Avalie o seu plano de negócios


PASSO 1: COMECE PELA ANÁLISE DE MERCADO

Você já atua no mercado e conhece bem os seus concorrentes, mas já parou para analisar o que eles tão fazendo? A etapa de análise de mercado é importante para documentar isso e faz o empreendedor entender onde a sua companhia se situa em determinado segmento.

Com a análise de mercado é possível reavaliar o público alvo, ter um novo panorama sobre as ações dos concorrentes e entender se o produto está saturado ou não. Você também consegue reavaliar o perfil do seu público-alvo, entender qual é a melhor maneira de alcançá-lo e até definir um novo posicionamento de marca.

Então, o que um empreendedor precisa reavaliar e pesquisar afundo?

• O setor

• O segmento e o mercado

• O produto 

• A concorrência

Os resultados da sua análise de mercado direcionarão melhor as ideias dos seus novos projetos e ditarão as possíveis ações e atividades que você pode desenvolver em cada etapa do seu plano de negócios. A ideia é se reinventar com informações concretas sobre o seu nicho de trabalho.


PASSO 2: ORGANIZE O SUMÁRIO EXECUTIVO

Ninguém conhece melhor que você a sua empresa, mas você já registrou tudo sobre ela? No plano de negócios, o sumário executivo introduz e auxilia os principais aspectos e ideias que serão desenvolvidas na sua empresa. 

É como se fosse a apresentação detalhada do seu próprio negócio, uma linha do tempo de tudo o que a sua empresa já foi, é e onde ela pode chegar. E por ser uma síntese, pode ser escrito por último. Ao descrever o seu empreendimento sob todos os ângulos, você consegue ter uma visão geral ao detalhar os seguintes itens no sumário executivo:

• Uma breve descrição da empresa

• O que é o negócio e quais são os seus diferenciais

• A missão, a visão e o valores

• Segmento de clientes

• Quais são os produtos e serviços oferecidos

• O perfil dos empreendedores

• Localização da empresa

• Investimento total

• Indicadores

• Formas jurídicas

Basta ser simples, conciso e destacar as informações importantes com profissionalismo. A ideia é apresentar um panorama claro de cada etapa do plano. Vale a pena lembrar: existem alguns modelos de plano de negócios, como o oferecido pelo Sebrae. Procure o que se encaixa melhor ao seu perfil e comece! 

Confira no nosso blog qual é a importância de um plano de negócio para a sua empresa!


PASSO 3: DESENVOLVA UM PLANO DE MARKETING

As atividades de marketing envolvem áreas básicas do consumo como o produto, os pontos de vendas, as promoções e os preços. Então, com o plano de marketing, você vai explorar as novas possibilidades de divulgação do seu negócio. 

Afinal de contas, é importante reavaliar e saber o valor que o seu produto carrega hoje. Dessa maneira, as próximas tomadas de decisão e a forma como você vende o seu produto serão ainda mais adequadas para atender ao mercado e o consumidor final.

Dentro do plano de negócios, a sua estratégia de marketing vai:

• Descrever o que a empresa vende

•Definir novos preços

• Reestruturar o processo de vendas 

• Desenvolver novas estratégias de divulgação e promoção


PASSO 4: ESTRUTURE UM NOVO PLANO OPERACIONAL

No plano de negócios, o plano operacional é literalmente o “como fazer” da sua empresa. Ele descreve como ela está estruturada: localização, capacidade de produção, prestação de serviço ou venda, processos e níveis operacionais e, inclusive, a necessidade de recursos humanos. 

Então, que tal atualizar essas informações e reavaliar os processos? Quantos funcionários você realmente pode ter? Quais são as tarefas de cada um? Nessa etapa, você também redefine quem faz o que e quando, além de apresentar novas estimativas relacionadas à capacidade produtiva do seu negócio. 

Aqui, você aperfeiçoa a operação do seu negócio na prática!


PASSO 5: PLANEJE O SEU FLUXO DE CAIXA E O CAPITAL DE GIRO

Dentro do plano de negócio é importante avaliar e entender a viabilidade da expansão do seu projeto. Então, nesse momento é importante levantar um novo panorama do quanto pode ser investido em novas ideias para fazer a empresa crescer. 

Basicamente, nesta etapa é preciso apontar no documento quais são as estimativas de custos para esse novo momento da sua empresa. Reestruturar e planejar um novo contexto para o capital de giro e o fluxo de caixa podem te ajudar:

Capital de giro

O capital de giro pode ser chamado de capital de trabalho. Com ele, você redefine como irá manter os estoques, pagar fornecedores, salários dos funcionários, impostos e demais despesas. Ele é responsável por movimentar o negócio, realizando todas as operações necessárias sem ficar no vermelho.

Fluxo de caixa

A inadimplência é, sem dúvida, um dos maiores obstáculos para a prosperidade de um negócio. Ela impacta diretamente o caixa, desequilibrando a saúde financeira das empresas. Neste contexto, fazer o controle e recuperar dívidas atrasadas, assim como combater a inadimplência, é essencial para manter um bom fluxo de caixa.

Com ele, é possível analisar o saldo disponível em caixa e garantir que o capital de giro esteja sempre em dia. Além disso, ele vai auxiliar e antecipar as decisões importantes para o crescimento da companhia, como, por exemplo, planejar os investimentos, reduzir as despesas e, consequentemente, desenvolver novos projetos.

Assim como as outras etapas, o plano financeiro é fundamental para o seu negócio. Com ele, você pode descobrir se o seu projeto de expansão ou mudança é financeiramente viável, além de fazer uma revisão sobre os seus gastos e ter um maior controle sobre tudo. Não dá para deixar isso para lá, né?


PASSO 6: ANALISE O CENÁRIO E AS ESTRATÉGIAS

No plano de negócios, a análise de cenários e a análise de estratégia andam lado a lado. A análise de cenários prevê as situações que podem afetar os resultados esperados pela sua empresa, a médio e longo prazo. É ela quem guia a estruturação da análise estratégica, ou seja: com base nos cenários apresentados, você consegue definir estratégias e imediatamente implementá-las. 

Ao simular os cenários, você consegue projetar respostas a diferentes situações. É pensar no hipotético para agir na prática: as vendas estão dentro do esperado? Há a possibilidade de crises econômicas? Existem novos concorrentes?

Agora, aí vai uma dica: na análise estratégica, não perca tempo e adote alguma ferramenta de avaliação. Com ela, você mensura essas possibilidades, os ambientes internos e externos do seu negócio e fórmula táticas pensadas na otimização e no desempenho do seu produto ou serviço no mercado. Situações ruins podem até aparecer, mas fique de olho nas oportunidades!


PASSO 7: AVALIE O SEU PLANO DE NEGÓCIOS

Última, mas não menos importante: a etapa da avaliação. Se você chegou até aqui quer dizer que o seu plano de negócios está completo, mas que tal fazer uma avaliação de cada detalhe? Revise, repense e coloque o seu plano em prática.

Caso a sua empresa trabalhe com concessão de crédito, a definição de uma política de crédito é um exemplo de como essa avaliação pode ser feita. O recurso é essencial para a segurança financeira da empresa e assegura que todas as estratégias estejam alinhadas ao perfil do negócio. 

Ao estruturar um conjunto de normas e critérios para a sua empresa, é possível avaliar, aprovar ou negar créditos aos clientes de forma segura e eficiente. Você tem dúvidas se esse processo funciona para a sua empresa? O Quod Consulta PF é um serviço que pode facilitar essa etapa! 

Uma análise de crédito bem feita pode prevenir contra a inadimplência, uma vez que é possível entender o comportamento financeiro e o histórico de pagamentos dos clientes para minimizar as dívidas não pagas. Com esse tipo de validação, fica mais fácil personalizar e estabelecer a capacidade de pagamento de cada negócio, afinal, o objetivo do monitoramento e da avaliação é fazer a manutenção da rentabilidade da companhia!