Quod e Franq Openbank: parceria amplia oferta de serviço de análise de crédito para personal bankers e consumidores

Entenda como as duas empresas vão revolucionar o mercado financeiro por meio dos Personal Bakers

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

• 05min de leitura

Veja qual será o impacto da parceria entre Quod e Franq OpenBank no mercado financeiro e como o Open Banking vai facilitar a vida de consumidores e empresas ao permitir a portabilidade dos dados e reduzir a burocracia

Você já deve ter acompanhado por aqui como o Cadastro Positivo mudou o jeito de fazer análise de crédito no Brasil. A Quod, empresa de gestão de dados aprovada pelo Banco Central a operar o Cadastro Positivo e outros dados alternativos, veio para revolucionar esse mercado. E, recentemente, a Quod fez uma parceria junto à Franq OpenBank, fintech que desenvolveu uma plataforma tecnológica onde profissionais com experiência no ramo bancário podem atuar como Personal Bankers. Isso quer dizer que a partir de agora, esses promotores autônomos oferecem em seu portfólio de produtos a solução da Quod – Quod Consulta PF. 

A Quod vem ampliando seu leque de serviços, sempre com o objetivo de oferecer soluções que ajudem as empresas a terem mais agilidade e eficiência. Do outro lado, a Franq OpenBank propaga o Open Banking, em que o consumidor tem mais autonomia a partir da portabilidade dos seus dados no mercado financeiro. O resultado dessa parceria impulsiona ainda mais o Cadastro Positivo no Brasil, e também possibilita maior autonomia aos consumidores por meio da presença dos Personal Bankers. Esses profissionais são responsáveis por estabelecer um elo entre o cliente e os produtos financeiros de uma forma mais independente, sugerindo produtos mais adequados para as necessidades do consumidor sem o interesse de uma instituição financeira específica por trás. Para entender um pouco mais sobre esses profissionais e o resultado dessa parceria, a gente preparou um conteúdo especial para você!


O QUE FAZEM OS PERSONAL BANKERS?

• Aconselhamento: Oferecem opções e ajudam o cliente a fazer o melhor negócio, evitando dores de cabeça futuras;

• Tranquilidade: Os Personal Bankers não pedem informações de cunho confidencial;

• Facilidade: Você escolhe quando e qual é a melhor forma de entrar em contato com esses profissionais, o que pode ser feito de forma presencial ou online.

A Franq permite que, por meio do site da empresa, o cliente escolha o Personal que está mais acessível, e é possível analisar a avaliação de cada profissional, localização, certificações e bancos onde o Personal Banker já atuou - além de conhecer um histórico profissional de quem entrega o serviço. Todas essas ferramentas têm o objetivo claro de diminuir a inadimplência no país a partir de uma nova forma de oferecer crédito: mais independente, mais personalizada e justa.


O QUE É OPEN BANKING?

Open Banking (banco aberto) tem por objetivo ampliar as oportunidades ao conceder maior liberdade para o consumidor.  Os dados bancários dentro desse sistema não ficam restritos apenas ao banco. Atualmente, só há acesso a informações como extratos bancários e saldos, mas não existe uma portabilidade dos dados de uma ou outra instituição financeira.

No Open Banking, todo o mercado financeiro adota um sistema de comunicação para facilitar a portabilidade dos dados. Tanto as fintechs quanto os bancos tradicionais têm acesso detalhado sobre o histórico do cliente. A plataforma está encaminhando para que todas as informações e histórico do cliente estejam disponíveis num único aplicativo. Essa novidade vem movimentando o mercado financeiro, mundo afora, e já é realidade em alguns países. 

Recentemente, o Banco Central do Brasil aprovou as medidas que implicam na adoção deste modelo em território nacional e, a partir daí, foi estabelecido um cronograma de ações e suas respectivas fases. O objetivo é que o sistema esteja funcionando a partir de 30 de novembro de 2020 e que ele esteja totalmente instalado até outubro de 2021. Se você quer saber mais sobre o que é e quais os benefícios do Open Banking, acesse o conteúdo especial sobre isso aqui no nosso Blog.


COMO O OPEN BANKING FAZ ISSO?

As API’s (Interface de Programação de Aplicações) são uma forma de integrar sistemas de maneira segura, de modo que haja compartilhamento de informações. A ideia do Open Banking no Brasil é que as API’s sejam abertas e as diferentes instituições financeiras tenham acesso aos dados dos clientes mediante solicitação de acesso aos proprietários, ou seja, o próprio cliente.


COMO O OPEN BANKING AJUDA CONSUMIDORES?

Com esta novidade, é possível levar as informações financeiras do cliente para a instituição que lhe oferecer oportunidades mais vantajosas, melhores taxas e limites de crédito. A partir da aprovação, o banco escolhido terá acesso ao saldo, histórico de pagamentos, empréstimos, movimentações bancárias e tudo aquilo que é necessário para uma análise mais aprofundada na hora de disponibilizar ou não crédito para o que o consumidor precisa, desde que esta ação seja autorizada pelo dono da informação, ou seja, o cliente. Menos burocracia para ofertas e acesso de melhores serviços, numa única plataforma. Tudo isso, tornando cada vez mais prático o gerenciamento de suas finanças. Muitos consumidores podem se perguntar sobre os riscos dessas informações caírem em mãos erradas. Todas as instituições financeiras investem em mecanismos, de alto padrão, para proteção dos dados sigilosos, mas é importante que você, cliente, também faça sua parte. Protegendo, desta forma, seus dispositivos móveis utilizados para acessar esses dados. É mais transparência, clareza, segurança e eficiência.


COMO ESSA PARCERIA BENEFICIA A SUA EMPRESA?

A parceria entre Quod e Franq vai aumentar o portfólio de produtos oferecidos pelos Personal Bankers, vai aumentar a concorrência entre as instituições, o processo ficará mais ágil e o melhor: as empresas não precisarão compartilhar suas tecnologias com as concorrentes, mas somente integrar o sistema, por meio de API’s.  Resumindo, democratizará o acesso às informações.


COMO O CADASTRO POSITIVO ALAVANCA O OPEN BANKING NO BRASIL?

Com a possibilidade de ter acesso ao histórico de pagamentos de um cliente, enxergar toda a sua trajetória, e ainda obter maior autonomia e independência por meio dos Personal Bankers, faz com que esse serviço seja ainda mais eficiente. As análises poderão ser feitas de uma forma mais completa, identificando o produto certo para cada cliente e reduzindo a inadimplência de uma forma geral. Agora que será possível valorizar os bons pagadores, a análise dos Personal Bankers se torna ainda mais essencial nesse processo, considerando o alto volume de dados disponível sobre uma pessoa e a necessidade de tomar decisões com mais agilidade.

De acordo com Raphael Salmi, Head de Desenvolvimento de Negócios da Quod, “a Quod começou sua operação comercial em 2020 e já está expandindo seus horizontes. Nós estamos abertos a fazer parcerias e desenvolver novos modelos de negócios para gerar valor diferenciado aos nossos clientes. As parcerias nos tornam mais fortes e conseguimos criar soluções inovadoras para os diferentes segmentos do mercado”. 

Em complemento, Daniel Ferretti, Co-Fundador e CMO da Franq Openbank, fala um pouco mais sobre a importância dessa união. “A Franq distribui mais de 32 famílias de produtos através de seus mais de 600 Personal Bankers em 8 estados, incluindo contas digitais, investimentos, crédito, seguros de fintechs, bancos tradicionais e corretoras. A Quod passa a integrar com destaque o portfólio de produtos e soluções para empresas, que hoje é o principal segmento de atuação da Franq”.


Confira a live com Ricardo Thomaziello, Diretor de Analytics e Produtos da Quod, e Daniel Ferretti, CMO da Franq Openbank clicando aqui

Nesse bate-papo eles explicam como o Cadastro Positivo e o Open Banking vieram para revolucionar o mercado financeiro.

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