Parcerias: Como elas facilitam o crescimento e a inovação de empresas

Entenda de que maneira as parcerias empresariais podem impulsionar o crescimento sustentável e a inovação de empresas dos mais diferentes segmentos.

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

• 10min de leitura

Processos de desenvolvimento de produtos e soluções são mais ricos quando empresas se unem em prol de um objetivo em comum. Firmar parcerias pode contribuir para o aumento das vendas e para colocar uma empresa à frente no mercado, agregando tecnologia, valor e inteligência por meio da união de expertises que se complementam. Veja como unir forças pode ajudar a consolidar um negócio, levando a empresa a ser referência em um segmento. 

No universo corporativo, desenvolver soluções de excelência que vão de fato resolver problemas de clientes e mudar a realidade de um mercado pode demandar especialidades diversas, além de agilidade na execução para “trocar um pneu enquanto o carro está em movimento”. Ao encarar esse desafio, surge o entendimento de que não é possível e nem interessante saber de tudo o tempo todo. Então como uma empresa pode aproveitar as diversas oportunidades para crescer se ela, sozinha, precisaria de mais recursos humanos e financeiros do que tem disponível no momento em que o “cavalo passa selado”?  Assim como no ditado “cavalo arreado só passa uma vez”, o momento de uma empresa crescer e se diferenciar no mercado pode ser único, então melhor se preparar. 

Se uma empresa tem como um dos seus pilares a inovação, uma forma de fazer e acelerar esse processo sem perder qualidade é entendendo a importância de estabelecer parcerias. As parcerias, de maneira geral, são muito importantes quando cultivadas com respeito e cuidado. Elas servem de base para um crescimento saudável e bastante sustentável para todos os tipos de negócio, ajudando empresas a saírem da zona de conforto para mirarem em um crescimento com agilidade.

O resultado disso tudo pode ser notado no aumento das vendas, na diminuição de custos, na maior satisfação de clientes e colaboradores e melhora nos resultados da empresa. 

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a relação entre empresas nesse processo está mais baseada na colaboração do que na competição. Quando é identificado que ambas as partes vão colher os frutos e benefícios dessa união, olhar na mesma direção passa a ser um processo fluido e contínuo, com a premissa de diálogo constante. Geralmente, essas parcerias são firmadas entre organizações de mercados distintos, mas correlatos - elas se complementam. E o processo de colaboração deve incluir o estabelecimento de metas e objetivos, um planejamento sólido sobre a cooperação entre si, os direcionamentos quanto aos direitos e deveres de cada lado e a previsão de resultados esperados com o acordo. 

Na contra-mão, algumas empresas ainda vivem estagnadas pelo medo de perder o controle de suas operações. É fato que para o sucesso de qualquer parceria empresarial, duas ou mais organizações devem atuar de maneira integrada mas, ainda assim, inúmeros conflitos podem surgir no meio do processo de cocriação. Neste sentido, é sempre indicado fechar parcerias alinhadas com os objetivos da empresa e entender que, como em qualquer relacionamento, ruídos surgirão. O que importa é a sua forma de lidar com eles.

Aqui na quod a inovação e a colaboração estão em nosso DNA. Sabemos bem o quanto é possível crescer e evoluir quando se tem parceiros que buscam desenvolver soluções em conjunto. De olho em oferecer sempre o melhor ao mercado, nós unimos toda a nossa inteligência de dados e o pensamento colaborativo para cocriar produtos customizados com parceiros especializados, sempre se adequando às novas e constantes necessidades do mercado. Ou seja, formamos junto aos nossos parceiros, uma rede de inovação contínua, focada em soluções para empresas de diversos portes e segmentos no Brasil.

Para ilustrar mais este cenário, veja abaixo exemplos de parcerias entre grandes corporações que são sucesso ao redor do mundo:

- Samsung e Microsoft

Estas duas grandes empresas se uniram com o objetivo de criar e desenvolver dispositivos com novas soluções para atingir a um novo público. E deu muito certo! Uma das ações foi a atualização dos televisores Samsung com a funcionalidade Freesync. Outro destaque da parceria foi o Xbox One, console de jogos da Microsoft, liberar a mesma funcionalidade para que fosse compatível com a TV.

- Uber e Spotify

As marcas firmaram uma parceria que permite ao usuário conectar suas contas nos dois aplicativos e escolher as músicas que serão tocadas no rádio do carro durante a viagem.


Tipos de parceria e como identificar a ideal para cada negócio ou necessidade

As formas mais conhecidas de parcerias empresariais são o modelo open innovation, as incubadoras de negócios e a terceirização de atividades. Todas elas visam agregar valor às marcas e aumentar os lucros de um negócio. Veja abaixo os principais tipos e as diferenças entre eles:

1. Open Innovation

O conceito de open innovation - inovação aberta - surgiu com a intenção de abrir as possibilidades de inovação de maneira que haja colaboração entre empresas, indivíduos e órgãos públicos para a criação de novos produtos e serviços. Este modelo de inovação mais descentralizado nasceu na Universidade de Berkeley, quando o professor Henry Chesbrough, ex-gerente de uma empresa de tecnologia no Vale do Silício, buscou diminuir a distância entre o lado acadêmico/teórico e a gestão prática. O professor também é autor de um livro que tem o mesmo nome da modalidade que ele criou.

A open innovation promove o esforço conjunto e uma nova forma de enxergar um negócio, já que visa o desenvolvimento amplo e cooperativo. Em sua definição exata, Henry explica que “inovação aberta é o uso de fluxos de conhecimento internos e externos para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para o uso externo de inovação, respectivamente”.

2. Incubadoras de negócios

Este modelo de parceria é excelente para as empresas que estão iniciando sua trajetória no mercado e ainda estão desenvolvendo seus produtos e serviços, podendo ter dificuldades em se estabelecer. Incubadoras de negócios são organizações que auxiliam pequenas empresas por meio de suporte técnico especializado, dando oportunidade às empresas de inovarem e se consolidarem. As incubadas recebem todo o apoio necessário para o seu desenvolvimento, desde o planejamento à execução das atividades. 

3. Terceirização de atividades

Esta é tida como uma das principais tendências do mercado e funciona da seguinte maneira: uma empresa se alia a outra para juntas oferecerem benefícios que agreguem valor às marcas, como o exemplo da Uber com o Spotify, que mencionamos acima. Dessa maneira, a terceirização permite investir na melhora de serviços e otimização de processos que são essenciais para o crescimento de uma empresa. 

Todos os modelos são atraentes por trazerem inúmeras vantagens às empresas como, por exemplo, redução de custos, menos burocracia, redução de tempo entre desenvolvimento e comercialização, criação de novos mercados, geração de empregos, e muito mais. Sem falar na chance de pequenas empresas abraçarem maiores desafios e se arriscarem em novos mercados sem a necessidade de grandes investimentos. Para descobrir qual é o modelo ideal para o seu negócio, é importante entender o momento em que sua empresa está. 

Mas independente de qual tipo de parceria for melhor para o seu negócio, as vantagens ainda são inúmeras. Abaixo você pode conferir algumas delas. Vale destacar que estes benefícios podem divergir conforme as estratégias estabelecidas para a união das marcas. 

- Maior poder de alcance: parcerias trazem a vantagem de adquirir novos clientes com um baixo investimento em ações de marketing e publicidade. É que, juntas, as empresas têm maior poder de alcance, podendo cada uma conquistar a clientela da outra, já que os serviços ou produtos se complementam.

- Redução de custos com fornecedores: as parcerias proporcionam o aumento no número de clientes e, consequentemente, no número de vendas. Com isso, aumenta também a demanda, a produção e a compra de matéria-prima. E nesse quesito, quanto mais você compra de quem te fornece esta matéria-prima, maior o seu poder em negociar descontos e abrir oportunidades de novas compras a preços ainda mais acessíveis. 

- Oferta de preços mais acessíveis: se as empresas economizam com os fornecedores, elas também podem repassar essa economia aos seus clientes, permitindo a oferta de preços mais acessíveis de seus produtos e serviços. 

- Menos burocracia: geralmente, as parcerias tendem a reduzir burocracias de ambos os lados, já que se trata de uma cooperação mútua que vai facilitar os processos internos de todos os envolvidos. É claro que isso pode variar de acordo com a importância e o tipo de parceria entre as empresas.

- Aumento de produtividade e otimização de processos internos: a integração entre empresas que compartilham tarefas de gestão e produção, por exemplo, gera uma diminuição no tempo de realização de tarefas, aumentando a produtividade de ambas as organizações que poderão utilizar o tempo economizado com outras ações estratégicas.

E com a redução de burocracia, é natural que haja uma otimização dos processos internos, que traz um ganho considerável para o desempenho dos colaboradores. 

- Maior foco na atuação estratégica e aumento da competitividade: já falamos de redução de burocracia e que ela permite a otimização de processos internos. Dessa maneira, as empresas podem focar mais na atuação estratégica do seu negócio e na sua expansão. 

Nessa atuação estratégica, é possível planejar, por exemplo, ações diferenciadas e que realmente beneficiem seus clientes, revertendo estes resultados em investimentos para ampliar a competitividade da empresa e maximizar os negócios. 

Outro ponto é uma empresa poder ter a possibilidade de ofertar produtos que ela não produz, mas que a empresa parceira tem know-how e por isso consegue gerar comodidade ao cliente em proporcionar produtos diferentes, mas relacionados, em um mesmo lugar.

- Junção de competências: a junção de competências, experiências e estratégias permitem fazer melhorias nos produtos ou serviços, podendo ser feito por troca de informações técnicas, compartilhamento de projetos ou integração de soluções tecnológicas. Esta é uma excelente maneira de diminuir o Custo por Aquisição de Clientes (CAC).

Diante de tudo isso, que tal descobrir o que mais é preciso para obter boas parcerias? Temos algumas dicas:

Observe a sua empresa e entenda cada necessidade que ela possui. Assim será possível descobrir qual a melhor parceria para resolver os desafios e otimizar os seus processos. 

Monitore e avalie os seus resultados a todo momento. 

Descentralize tarefas e processos, isso vai te ajudar na diminuição dos erros, melhorar a performance da sua equipe e reduzir retrabalhos. 

Escolha  sempre com cuidado as empresas para fechar uma parceria. Nunca se esqueça que você e sua marca irão ofertar produtos e serviços a outra pessoa e eles precisam ser bons, por isso as suas parcerias devem ser feitas com  empresas de qualidade.

Analise, no momento da definição dos seus parceiros, os valores que cada um cobra pelos serviços e/ou produtos, devendo ser compatíveis aos valores praticados pela sua empresa. 


Como a quod inovou o mercado  com Open Innovation

A quod entende e muito de parcerias empresariais. Isso porque ela nasceu da união dos cinco maiores bancos do país - Branco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander. Como uma das principais empresas de inteligência de dados do país, a marca disponibiliza produtos e soluções de controle de risco, prevenção de fraudes e recuperação de dívidas através da análise de grandes volumes de dados, tanto para instituições financeiras como para empresas de diversos portes e segmentos que demandam informações para minimizar os riscos em suas operações. 

Desde sua criação, em 2017, a quod atua no modelo open innovation, formando uma rede de colaboração com grandes empresas, como LexisNexis, FICO, Neurotech e as grandes empresas de telecomunicação, para a cocriação de soluções cada vez mais eficientes. E nesta relação de ganha-ganha, no fim, quem mais ganha mesmo são os clientes e consumidores . Conheça um pouco sobre a história das parcerias quod e entenda como a marca está transformando o mercado brasileiro:

- Quod e LexisNexis: alta tecnologia para gerenciamento de dados

A LexisNexis Risk Solutions é referência em análise de dados para organizações, atuando em mais de 100 países. A empresa utiliza tecnologia de ponta e ferramentas analíticas avançadas e patenteadas para avaliar riscos e melhorar os processos decisórios. A união das duas empresas é de longo prazo e culmina em uma parceria tecnológica que permite que a quod processe, cruze e analise grandes e complexos conjuntos de dados em questão de segundos. 

- Quod e FICO: soluções para análise de crédito

A quod firmou uma parceria com a FICO, empresa mundial referência em software de decisão e análise preditiva, para o desenvolvimento de soluções para análise de crédito baseadas em melhores práticas e na evolução do cadastro positivo. A primeira solução lançada a partir desta parceria foi o Quod Score PJ PME by FICO, que utiliza diversas fontes para realizar a previsão de risco futuro das PMEs, incluindo dados do histórico de crédito das empresas e seu principal sócio. O produto está em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e já está disponível ao mercado.

- Quod e Operadoras de Telefonia: solução para redução dos riscos de fraude

A quod firmou parceria com as principais empresas de telecomunicação do país para desenvolver o Quod Autentica, uma solução que  une a infraestrutura robusta de telecomunicação das operadoras com a expertise analítica e de gestão de dados da quod para aprimorar as checagens, validações e autenticação de dados dos clientes e assim reduzir os riscos de fraudes.

Todos esses exemplos mostram como a quod vive no seu dia a dia a proposta da colaboração para transformar o mercado brasileiro, afinal, para oferecer uma gama completa de soluções inteligentes e adequadas ao que as empresas de todo o Brasil precisam para crescer e evoluir, não basta sonhar sozinho. E com isso a quod tem conseguido tirar do papel tudo aquilo que pode ser feito para inovar em análise de crédito, cobrança, prevenção à fraudes, compliance, marketing e CRM. E a sua empresa? Que tipo de parcerias você pode fazer para começar a viver na prática a cultura da inovação? Conte com a quod nessa jornada e venha com a gente.