Parcerias: Como elas facilitam o crescimento e a inovação de empresas
Entenda de que maneira as parcerias empresariais podem impulsionar o crescimento sustentável e a inovação de empresas dos mais diferentes segmentos.
Processos de desenvolvimento de produtos e soluções são mais ricos quando empresas se unem em prol de um objetivo em comum. Firmar parcerias pode contribuir para o aumento das vendas e para colocar uma empresa à frente no mercado, agregando tecnologia, valor e inteligência por meio da união de expertises que se complementam. Veja como unir forças pode ajudar a consolidar um negócio, levando a empresa a ser referência em um segmento.
No universo corporativo, desenvolver soluções de excelência que vão de fato resolver problemas de clientes e mudar a realidade de um mercado pode demandar especialidades diversas, além de agilidade na execução para “trocar um pneu enquanto o carro está em movimento”. Ao encarar esse desafio, surge o entendimento de que não é possível e nem interessante saber de tudo o tempo todo. Então como uma empresa pode aproveitar as diversas oportunidades para crescer se ela, sozinha, precisaria de mais recursos humanos e financeiros do que tem disponível no momento em que o “cavalo passa selado”? Assim como no ditado “cavalo arreado só passa uma vez”, o momento de uma empresa crescer e se diferenciar no mercado pode ser único, então melhor se preparar.
Se uma empresa tem como um dos seus pilares a inovação, uma forma de fazer e acelerar esse processo sem perder qualidade é entendendo a importância de estabelecer parcerias. As parcerias, de maneira geral, são muito importantes quando cultivadas com respeito e cuidado. Elas servem de base para um crescimento saudável e bastante sustentável para todos os tipos de negócio, ajudando empresas a saírem da zona de conforto para mirarem em um crescimento com agilidade.
O resultado disso tudo pode ser notado no aumento das vendas, na diminuição de custos, na maior satisfação de clientes e colaboradores e melhora nos resultados da empresa.
Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a relação entre empresas nesse processo está mais baseada na colaboração do que na competição. Quando é identificado que ambas as partes vão colher os frutos e benefícios dessa união, olhar na mesma direção passa a ser um processo fluido e contínuo, com a premissa de diálogo constante. Geralmente, essas parcerias são firmadas entre organizações de mercados distintos, mas correlatos - elas se complementam. E o processo de colaboração deve incluir o estabelecimento de metas e objetivos, um planejamento sólido sobre a cooperação entre si, os direcionamentos quanto aos direitos e deveres de cada lado e a previsão de resultados esperados com o acordo.
Na contra-mão, algumas empresas ainda vivem estagnadas pelo medo de perder o controle de suas operações. É fato que para o sucesso de qualquer parceria empresarial, duas ou mais organizações devem atuar de maneira integrada mas, ainda assim, inúmeros conflitos podem surgir no meio do processo de cocriação. Neste sentido, é sempre indicado fechar parcerias alinhadas com os objetivos da empresa e entender que, como em qualquer relacionamento, ruídos surgirão. O que importa é a sua forma de lidar com eles.
Aqui na quod a inovação e a colaboração estão em nosso DNA. Sabemos bem o quanto é possível crescer e evoluir quando se tem parceiros que buscam desenvolver soluções em conjunto. De olho em oferecer sempre o melhor ao mercado, nós unimos toda a nossa inteligência de dados e o pensamento colaborativo para cocriar produtos customizados com parceiros especializados, sempre se adequando às novas e constantes necessidades do mercado. Ou seja, formamos junto aos nossos parceiros, uma rede de inovação contínua, focada em soluções para empresas de diversos portes e segmentos no Brasil.
Para ilustrar mais este cenário, veja abaixo exemplos de parcerias entre grandes corporações que são sucesso ao redor do mundo:
- Samsung e Microsoft
Estas duas grandes empresas se uniram com o objetivo de criar e desenvolver dispositivos com novas soluções para atingir a um novo público. E deu muito certo! Uma das ações foi a atualização dos televisores Samsung com a funcionalidade Freesync. Outro destaque da parceria foi o Xbox One, console de jogos da Microsoft, liberar a mesma funcionalidade para que fosse compatível com a TV.
- Uber e Spotify
As marcas firmaram uma parceria que permite ao usuário conectar suas contas nos dois aplicativos e escolher as músicas que serão tocadas no rádio do carro durante a viagem.
Tipos de parceria e como identificar a ideal para cada negócio ou necessidade
As formas mais conhecidas de parcerias empresariais são o modelo open innovation, as incubadoras de negócios e a terceirização de atividades. Todas elas visam agregar valor às marcas e aumentar os lucros de um negócio. Veja abaixo os principais tipos e as diferenças entre eles:
1. Open Innovation
O conceito de open innovation - inovação aberta - surgiu com a intenção de abrir as possibilidades de inovação de maneira que haja colaboração entre empresas, indivíduos e órgãos públicos para a criação de novos produtos e serviços. Este modelo de inovação mais descentralizado nasceu na Universidade de Berkeley, quando o professor Henry Chesbrough, ex-gerente de uma empresa de tecnologia no Vale do Silício, buscou diminuir a distância entre o lado acadêmico/teórico e a gestão prática. O professor também é autor de um livro que tem o mesmo nome da modalidade que ele criou.
A open innovation promove o esforço conjunto e uma nova forma de enxergar um negócio, já que visa o desenvolvimento amplo e cooperativo. Em sua definição exata, Henry explica que “inovação aberta é o uso de fluxos de conhecimento internos e externos para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para o uso externo de inovação, respectivamente”.
2. Incubadoras de negócios
Este modelo de parceria é excelente para as empresas que estão iniciando sua trajetória no mercado e ainda estão desenvolvendo seus produtos e serviços, podendo ter dificuldades em se estabelecer. Incubadoras de negócios são organizações que auxiliam pequenas empresas por meio de suporte técnico especializado, dando oportunidade às empresas de inovarem e se consolidarem. As incubadas recebem todo o apoio necessário para o seu desenvolvimento, desde o planejamento à execução das atividades.
3. Terceirização de atividades
Esta é tida como uma das principais tendências do mercado e funciona da seguinte maneira: uma empresa se alia a outra para juntas oferecerem benefícios que agreguem valor às marcas, como o exemplo da Uber com o Spotify, que mencionamos acima. Dessa maneira, a terceirização permite investir na melhora de serviços e otimização de processos que são essenciais para o crescimento de uma empresa.
Todos os modelos são atraentes por trazerem inúmeras vantagens às empresas como, por exemplo, redução de custos, menos burocracia, redução de tempo entre desenvolvimento e comercialização, criação de novos mercados, geração de empregos, e muito mais. Sem falar na chance de pequenas empresas abraçarem maiores desafios e se arriscarem em novos mercados sem a necessidade de grandes investimentos. Para descobrir qual é o modelo ideal para o seu negócio, é importante entender o momento em que sua empresa está.
Mas independente de qual tipo de parceria for melhor para o seu negócio, as vantagens ainda são inúmeras. Abaixo você pode conferir algumas delas. Vale destacar que estes benefícios podem divergir conforme as estratégias estabelecidas para a união das marcas.
- Maior poder de alcance: parcerias trazem a vantagem de adquirir novos clientes com um baixo investimento em ações de marketing e publicidade. É que, juntas, as empresas têm maior poder de alcance, podendo cada uma conquistar a clientela da outra, já que os serviços ou produtos se complementam.
- Redução de custos com fornecedores: as parcerias proporcionam o aumento no número de clientes e, consequentemente, no número de vendas. Com isso, aumenta também a demanda, a produção e a compra de matéria-prima. E nesse quesito, quanto mais você compra de quem te fornece esta matéria-prima, maior o seu poder em negociar descontos e abrir oportunidades de novas compras a preços ainda mais acessíveis.
- Oferta de preços mais acessíveis: se as empresas economizam com os fornecedores, elas também podem repassar essa economia aos seus clientes, permitindo a oferta de preços mais acessíveis de seus produtos e serviços.
- Menos burocracia: geralmente, as parcerias tendem a reduzir burocracias de ambos os lados, já que se trata de uma cooperação mútua que vai facilitar os processos internos de todos os envolvidos. É claro que isso pode variar de acordo com a importância e o tipo de parceria entre as empresas.
- Aumento de produtividade e otimização de processos internos: a integração entre empresas que compartilham tarefas de gestão e produção, por exemplo, gera uma diminuição no tempo de realização de tarefas, aumentando a produtividade de ambas as organizações que poderão utilizar o tempo economizado com outras ações estratégicas.
E com a redução de burocracia, é natural que haja uma otimização dos processos internos, que traz um ganho considerável para o desempenho dos colaboradores.
- Maior foco na atuação estratégica e aumento da competitividade: já falamos de redução de burocracia e que ela permite a otimização de processos internos. Dessa maneira, as empresas podem focar mais na atuação estratégica do seu negócio e na sua expansão.
Nessa atuação estratégica, é possível planejar, por exemplo, ações diferenciadas e que realmente beneficiem seus clientes, revertendo estes resultados em investimentos para ampliar a competitividade da empresa e maximizar os negócios.
Outro ponto é uma empresa poder ter a possibilidade de ofertar produtos que ela não produz, mas que a empresa parceira tem know-how e por isso consegue gerar comodidade ao cliente em proporcionar produtos diferentes, mas relacionados, em um mesmo lugar.
- Junção de competências: a junção de competências, experiências e estratégias permitem fazer melhorias nos produtos ou serviços, podendo ser feito por troca de informações técnicas, compartilhamento de projetos ou integração de soluções tecnológicas. Esta é uma excelente maneira de diminuir o Custo por Aquisição de Clientes (CAC).
Diante de tudo isso, que tal descobrir o que mais é preciso para obter boas parcerias? Temos algumas dicas:
● Observe a sua empresa e entenda cada necessidade que ela possui. Assim será possível descobrir qual a melhor parceria para resolver os desafios e otimizar os seus processos.
● Monitore e avalie os seus resultados a todo momento.
● Descentralize tarefas e processos, isso vai te ajudar na diminuição dos erros, melhorar a performance da sua equipe e reduzir retrabalhos.
● Escolha sempre com cuidado as empresas para fechar uma parceria. Nunca se esqueça que você e sua marca irão ofertar produtos e serviços a outra pessoa e eles precisam ser bons, por isso as suas parcerias devem ser feitas com empresas de qualidade.
● Analise, no momento da definição dos seus parceiros, os valores que cada um cobra pelos serviços e/ou produtos, devendo ser compatíveis aos valores praticados pela sua empresa.
Como a quod inovou o mercado com Open Innovation
A quod entende e muito de parcerias empresariais. Isso porque ela nasceu da união dos cinco maiores bancos do país - Branco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander. Como uma das principais empresas de inteligência de dados do país, a marca disponibiliza produtos e soluções de controle de risco, prevenção de fraudes e recuperação de dívidas através da análise de grandes volumes de dados, tanto para instituições financeiras como para empresas de diversos portes e segmentos que demandam informações para minimizar os riscos em suas operações.
Desde sua criação, em 2017, a quod atua no modelo open innovation, formando uma rede de colaboração com grandes empresas, como LexisNexis, FICO, Neurotech e as grandes empresas de telecomunicação, para a cocriação de soluções cada vez mais eficientes. E nesta relação de ganha-ganha, no fim, quem mais ganha mesmo são os clientes e consumidores . Conheça um pouco sobre a história das parcerias quod e entenda como a marca está transformando o mercado brasileiro:
- Quod e LexisNexis: alta tecnologia para gerenciamento de dados
A LexisNexis Risk Solutions é referência em análise de dados para organizações, atuando em mais de 100 países. A empresa utiliza tecnologia de ponta e ferramentas analíticas avançadas e patenteadas para avaliar riscos e melhorar os processos decisórios. A união das duas empresas é de longo prazo e culmina em uma parceria tecnológica que permite que a quod processe, cruze e analise grandes e complexos conjuntos de dados em questão de segundos.
- Quod e FICO: soluções para análise de crédito
A quod firmou uma parceria com a FICO, empresa mundial referência em software de decisão e análise preditiva, para o desenvolvimento de soluções para análise de crédito baseadas em melhores práticas e na evolução do cadastro positivo. A primeira solução lançada a partir desta parceria foi o Quod Score PJ PME by FICO, que utiliza diversas fontes para realizar a previsão de risco futuro das PMEs, incluindo dados do histórico de crédito das empresas e seu principal sócio. O produto está em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e já está disponível ao mercado.
- Quod e Operadoras de Telefonia: solução para redução dos riscos de fraude
A quod firmou parceria com as principais empresas de telecomunicação do país para desenvolver o Quod Autentica, uma solução que une a infraestrutura robusta de telecomunicação das operadoras com a expertise analítica e de gestão de dados da quod para aprimorar as checagens, validações e autenticação de dados dos clientes e assim reduzir os riscos de fraudes.
Todos esses exemplos mostram como a quod vive no seu dia a dia a proposta da colaboração para transformar o mercado brasileiro, afinal, para oferecer uma gama completa de soluções inteligentes e adequadas ao que as empresas de todo o Brasil precisam para crescer e evoluir, não basta sonhar sozinho. E com isso a quod tem conseguido tirar do papel tudo aquilo que pode ser feito para inovar em análise de crédito, cobrança, prevenção à fraudes, compliance, marketing e CRM. E a sua empresa? Que tipo de parcerias você pode fazer para começar a viver na prática a cultura da inovação? Conte com a quod nessa jornada e venha com a gente.