4 dicas para diminuir a inadimplência da sua empresa

Quer saber como diminuir a inadimplência? Confira 4 dicas que a Quod preparou para a sua empresa!

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

• 08min de leitura

Relatório de pesquisa apresenta percentual de famílias endividadas e sugere que empresários do comércio de bens, serviços e turismo utilizem o crédito como ferramenta estratégica para diminuir a inadimplência. Confira como a análise de crédito mais eficiente pode ajudar e dicas para ter tomadas de decisão com o menor risco.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento atingiu 67,5% das famílias brasileiras no mês de agosto de 2020.  Esse número é acima dos 67,4% de julho deste ano e dos 64,8% de agosto do ano passado. O panorama da inadimplência no Brasil continua com um cenário crescente, chegando a 26,7% das famílias, superior aos 26,3% de julho deste ano e aos 24,3% de agosto do ano passado. E mais: a porcentagem de famílias que não terão condições de pagar suas contas chegou a 12,1%, o que é acima de julho (12%) e de agosto do ano passado (9,5%).

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), os déficits de pagamento foram registrados em cartões de crédito (77,8%), carnês (17,3%), financiamento automotivo (10,6%), financiamento residencial (9,7%), crédito pessoal (9,1%), créditos consignados (7,3%), cheque especial (5,4%) e cheques pré-datado (0,9%). O estudo também apontou que 1,9% possui outro tipo de dívida e 0,1% não sabe o tipo de dívida que possui.

Em paralelo, a queda das taxas de juros e a inflação controlada em níveis baixos são fatores que podem favorecer o poder de compra dos consumidores. Por isso o relatório orienta os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizem o crédito como ferramenta estratégica na redução dos níveis de inadimplência.

Nesse cenário, se a sua empresa realiza análise de crédito, é hora de entender as melhores formas de fazer com que a tomada de decisão seja mais justa e eficiente, evitando enquadrar consumidores que possam estar em uma situação pontual como “maus pagadores”. É importante que a análise de crédito da sua empresa contenha informações suficientes sobre o histórico de pagamentos desse consumidor, entendendo seu comportamento financeiro e ainda a probabilidade e a capacidade de pagamento de cada um. 

Pensando na importância desse contexto e em como driblar o prejuízo no seu negócio, a Quod, empresa que oferece soluções baseadas no Cadastro Positivo, o novo jeito de fazer análise de crédito no Brasil, apresenta dicas de como diminuir a inadimplência. Confira a seguir!


1) REVEJA O SEU JEITO DE FAZER ANÁLISE DE CRÉDITO

A análise de crédito é um processo realizado para mensurar as vantagens e as desvantagens de vender a prazo produtos ou serviços a um determinado cliente e, principalmente, contribuir para diminuir os riscos de inadimplência. Ainda hoje muitas empresas fazem a análise de risco entendendo apenas os dados de negativação. No entanto, com o Cadastro Positivo implementado no Brasil em 2019, agora é possível ter acesso ao histórico de pagamentos do consumidor. O mundo vem se transformando de maneira muito dinâmica, assim como o comportamento dos consumidores vem mudando, portanto, a forma de fazer análise de risco também precisa evoluir.

Isso quer dizer que a análise de crédito recebe um volume grande de novas informações que precisam ser consideradas, o que demanda mais tempo e maior dedicação para interpretar todos esses dados. Para que a sua empresa possa tomar uma decisão mais ágil, de forma completa e mais acessível, nasceu o Quod Consulta PF. 

O Quod Consulta PF é uma solução desenvolvida pela Quod que reúne em um único produto tudo que a sua empresa precisa saber para analisar crédito, entrega todas as informações de uma forma simples e fácil de analisar, e pelo menor preço do mercado, sem cobrança de custo extra por clique. Ele disponibiliza, além do score de crédito, indicadores e informações que ajudam a interpretar os dados, a entender o comportamento financeiro do cliente, qual o nível do risco e qual a probabilidade de pagamento. Ou seja, é possível checar dentro do Quod Consulta PF: 


Com essas informações disponíveis dentro dessa solução, é possível tomar uma decisão mais segura, com menor risco de inadimplência, e de forma mais justa para o seu cliente. 

Acesse e conheça o Quod Consulta PF.

Para uma empresa, a análise de crédito é importante para uma boa gestão financeira, diminuir ou evitar a inadimplência, mantendo o caixa saudável e para entender como fazer uma projeção de vendas. Com ela você consegue checar todas as informações cadastrais do cliente e verificar se há muitas consultas feitas naquele CPF, diminuindo também as chances de fraude.


2) VALORIZE OS BONS PAGADORES E TENHA CONTROLE DAS INFORMAÇÕES

Uma das estratégias para evitar a inadimplência a longo prazo é conhecer de verdade o comportamento financeiro do seu cliente, valorizando e dando atenção aos bons pagadores registrados no seu negócio. E uma maneira de fazer isso é sempre apresentar novas formas de pagamento ou descontos para quem está mantendo os pagamentos em dia. Dessa maneira, você estimula o cumprimento de pagamento nas datas estipuladas, reduz o risco de prejuízos e, ainda, pode incentivar novas compras. Isso vale tanto para clientes que já estão na carteira, assim como para os novos.

Para isso, é preciso acompanhar diariamente os números gerais do seu negócio: qual o volume total, quantos e quais são os clientes inadimplentes, quais são os bons pagadores mais recorrentes. Tudo isso ajuda a identificar melhorias e falhas no processo. 


3) AJUDE OS DEVEDORES A TEREM CONTROLE DAS DÍVIDAS

Em meio a rotina corrida do dia a dia, é comum ocorrerem atrasos em pagamentos, esquecimentos e falta de controle dos próprios gastos do consumidor. Com as soluções de Cobrança e Recuperação de Dívidas Atrasadas da Quod, você pode ter um serviço integrado de comunicação digital onde é possível notificar as dívidas dos seus clientes por e-mail e SMS. Além de ter um custo mais baixo para a sua empresa por ser tudo feito digitalmente, o envio de mensagens é também mais ágil. Com isso, as respostas dos devedores são mais rápidas, o que gera mais eficiência na recuperação de dívidas atrasadas. 

O acompanhamento e controle dos clientes devedores é uma das soluções para inadimplência mais eficazes. Fazendo isso, é possível elaborar uma estratégia de cobrança mais efetiva e menos invasiva.

Vale a pena lembrar que cada um dos seus clientes possui uma necessidade e problemas diferentes que influenciam diretamente no pagamento ou não das dívidas. Então, é importante acompanhar os pagamentos, enviar lembretes e avisos próximos ao vencimento. Caso a inadimplência persista, entre em contato com cada um deles para entender o que pode estar acontecendo: se o cliente está passando por uma crise, esqueceu de pagar ou está agindo de má fé, por exemplo.


4) NEGOCIE E FACILITE O PAGAMENTO PARA OS CLIENTES

O cliente precisa entender os benefícios de não atrasar ou deixar de pagar um compromisso financeiro. Na hora de negociar, é importante que ele saiba que pode manter o seu score alto, o nome limpo e, caso realize os pagamentos em dia, participe do programa de vantagens para bons pagadores da sua empresa. Você também pode apresentar as restrições para consumidores inadimplentes: perder o cadastro na empresa ou ter o nome negativado.

Lembre-se de mostrar ao cliente que são parceiros, seja amigável e ofereça boas soluções. Se o contato e a relação com o consumidor forem positivos, isso servirá como estímulo para ele pagar e se manter dentro da sua carteira de clientes. 

Para te ajudar com mais informações sobre clientes inadimplentes, a Quod preparou um artigo sobre como negociar dívidas de um cliente inadimplente. Leia e fique por dentro das principais dicas.

Infelizmente, um dos casos mais comuns em relação ao atraso de pagamentos é por conta do não recebimento do boleto ou fatura. Então, a área do cliente inserida em uma plataforma online é um recurso que pode facilitar os acessos às contas e dados cadastrais. 

Além desta, outra alternativa é conversar com o cliente e entender a forma como ele prefere receber as cobranças. Uma outra alternativa é o envio eletrônico da fatura e lembretes via e-mail, mensagem ou até mesmo o número de código de barras via SMS. 

Acesse e conheça um pouco mais sobre as soluções da Quod para a sua empresa!