Dados Cadastrais: Como realizar a validação de maneira eficiente

Descubra o que é a validação de dados cadastrais, como é possível torná-la mais eficiente e de que maneira ela pode garantir a segurança das operações da sua empresa.

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

• 10min de leitura

A validação cadastral é o processo de captação, processamento e verificação das informações fornecidas pelo cliente ao realizar um cadastro, seja para adquirir produtos ou serviços, em especial os financeiros. Para garantir que essas operações ocorram de maneira segura e eficiente é fundamental que as empresas contem com ferramentas que apoiem essas ações.

O avanço de soluções digitais e das possibilidades de fraude colocam em xeque os modos convencionais de validação cadastral. Diariamente, milhares de denúncias sobre autenticidade dos dados ocorrem desde em empresas de cartão de crédito até em companhias de telecomunicação.  

Essas tentativas de fraudadores se passarem por outras pessoas, físicas ou jurídicas, acabam aumentando a inadimplência e os riscos nas operações de empresas que realizam análise e concessão de crédito. Mitigar esse problema deve ser uma das metas de qualquer empresa que precisa cadastrar clientes a fim de realizar uma venda de sucesso. Fazer isso de forma confiável e eficiente passa a ser essencial nos resultados do final do mês. Afinal, além de vender para fraudadores e não receber o pagamento pelos produtos ou serviços, ainda existe o risco de encarar ações judiciais que afetam ainda mais a credibilidade e a saúde financeira de um negócio.

A validação de dados é parte fundamental de qualquer tarefa que utilize a manipulação de informações, seja para coletar, analisar dados ou aplicar as amostragens no processo de evolução de uma empresa. Este processo garante a entrega de dados limpos para programas, aplicativos e serviços que utilizam informações como base para gerar melhores resultados. É a validação que vai conferir a integridade dos dados inseridos e certificar se eles atingiram determinados parâmetros de qualidade. Se estes dados não forem precisos, os resultados também não serão, por isso a necessidade de verificação e validação antes mesmo de serem usados.

Considerando o grande volume de dados disponíveis nas organizações comerciais, fazer essa validação de forma manual se torna tarefa quase impossível. Até porque um ser humano é passivo de erro e por menor que este erro seja, pode colocar um negócio em risco. Para que a sua validação de dados seja fácil, rápida e mais segura, o ideal é seguir alguns passos que vão tornar esse processo mais simples do que imagina. 


1- Tenha ajuda da tecnologia na captura dos dados 

Para que a checagem seja mais precisa e completa, é necessário capturar a maior quantidade de dados possível. Algumas soluções no mercado fazem esse levantamento antes da validação. Por exemplo: quando determinadas informações são inseridas em um sistema, como um e-commerce, estes dados são comparados com o Big Data para verificar se eles pertencem ou pertenceram à pessoa cadastrada nos últimos 25 anos. No caso desses dados serem conflitantes, o usuário é direcionado, então, para o processo de validação. 

Vale destacar que essas informações devem ser obtidas de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ou seja, deve ter uma base legal de consentimento ou interesse do cliente, e que ele esteja ciente e de acordo com o uso dos dados pela sua empresa. Esta coleta e a análise de dados devem ser feitas periodicamente, pois isso possibilita o aumento e a qualidade das informações que vão te auxiliar na tomada de decisões. E quando a sua empresa utiliza plataformas de software específicas para este fim, você ganha tempo e ainda reduz a taxa de erros no momento do cadastro. 

Mas a captura dessas informações deve ser rápida e simples, pois a demora no preenchimento de um cadastro pode gerar insatisfação do cliente e perda de tempo. Nos métodos tradicionais, essa confirmação de dados é feita manualmente, acessando a base da Receita Federal, por exemplo, para conferir se o CPF do cliente é válido. Também será necessário checar se as informações cadastrais batem com os documentos apresentados. 

Sim, a consulta cadastral manual é bastante trabalhosa e ineficiente, já que os dados dos clientes devem ser atualizados e confirmados com frequência. Por isso, sempre encontre maneiras de coletar, gerar e enriquecer seus dados com o apoio da tecnologia. Sem estes cuidados, você perderá informações estratégicas e oportunidades de venda. 


2- Use a automação para a validação de dados 

Geralmente, o fraudador que rouba informações pessoais dificilmente terá todos os dados da vítima e, portanto, validar o maior número de dados é fundamental. A automação deste processo ajuda na execução eficiente de trabalhos de alto valor ou risco. Quando a validação não é automatizada, sua empresa acaba consumindo muito tempo de funcionários qualificados que poderiam se empenhar em outras tarefas. Portanto, automatizar o seu processo de validação de dados te trará maior economia também de dinheiro.

Realizar a validação cadastral sem gerar experiências ruins aos clientes também se torna necessário, uma vez que em um mercado acelerado, consumidores podem desistir do cadastro se tiverem qualquer atrito no meio do caminho. Por isso, novamente reforçamos o quanto a automatização desses processos é sempre a melhor opção. Para evitar problemas, é necessário investir em soluções modernas capazes de cruzar grandes quantidades de informações de maneira eficaz e discreta, fazendo com que o consumidor sequer perceba que está passando por uma validação de dados. Além disso, essas soluções sofisticadas garantem muito mais segurança para todo o ecossistema envolvido. 

Todas as empresas podem ser mais eficientes e seguras quando utilizam a validação de dados online. Ela garante que menos pedidos - ou vendas - sejam negados ou cancelados por falta de comprovação de informações. Além disso, ela protege o cliente também, já que impossibilita a cobrança errada de compras ou outras operações financeiras que não são realizadas pelo proprietário dos dados utilizados. Ou seja, ambos saem ganhando.

A falta de validação de dados pode acarretar em situações de risco, já que as decisões são baseadas por dados imperfeitos e imprecisos. E para mitigar esses riscos, talvez seja válido verificar até mesmo se o seu modelo de dados é realmente funcional para a sua empresa. Se o seu modelo não estiver bem estruturado, certamente você terá problemas ao usar os seus arquivos. 

A partir da automação, todos os dados acabam sendo validados por plataformas que utilizam da ajuda de inteligência artificial e ferramentas específicas para agilizar o processo e garantir mais segurança às transações. Mas existem mais benefícios além desses.

Um deles é em relação a integração dos sistemas de validação utilizados pela empresa. Geralmente, esta integração é feita de maneira automática por meio de APIs, ou seja, basta adicionar a ferramenta de validação online ao sistema que você já opera. É simples, rápido e muito mais econômico para o seu negócio. 

Veja outros benefícios de seguir essa etapa:

3- Invista em soluções antifraude completas para ter mais eficiência e segurança

A melhor maneira de reduzir riscos e fraudes em operações enquanto otimiza a experiência do seu cliente é buscar por soluções eficientes. A quod oferece soluções antifraude que utilizam tecnologia de ponta exatamente com esta finalidade, e tudo atualizado continuamente. Conheça abaixo algumas delas e entenda por que investir em soluções como estas pode mudar o rumo dos negócios.

Quod Autentica Cadastral


O Quod Autentica Cadastral é um produto que nasceu por meio de parcerias inovadoras com as maiores operadoras de telefonia fixa e móvel do Brasil. Ele é disponibilizado ao mercado como uma solução analítica que mensura a confiabilidade do endereço fornecido pelo cliente. A partir do CPF, é possível validar um endereço residencial e/ou comercial usando a geolocalização de dispositivos móveis e bases cadastrais, que irão auxiliar no processo de comprovação de dados. 

Funciona da seguinte maneira: a partir do comportamento do usuário, faz-se o cálculo da distância entre o endereço informado e as antenas que ele mais utiliza em seu dispositivo. A partir desse dado, é gerado um score que vai de 1 a 1000. Quanto mais alta a nota, menor é a distância entre os pontos calculados e menor é também o risco do endereço informado ser fraudulento. Outro dado validado neste produto é se o telefone celular informado pelo usuário é o mesmo cadastrado na operadora, diminuindo mais ainda o risco.


O Quod Autentica Cadastral auxilia no processo de validação de forma simplificada, e está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a privacidade dos usuários ao exibir somente a nota e a probabilidade do risco, mas nunca sua localização. 

Saiba mais acessando o artigo: Quod Autentica Cadastral: como evitar fraudes e ter mais eficiência na validação dos dados dos clientes?  

Além dessa solução de antifraude, a quod vem desenvolvendo um conjunto de produtos que oferecem o que uma empresa precisa para mitigar as fraudes e crescer com mais segurança. Claro que elas podem ser contratadas como módulos, de acordo com a necessidade da sua empresa. Veja abaixo um pouco sobre cada uma delas e saiba como elas têm as respostas que você precisa para blindar suas operações.

Quod Autentica Cartões


Esta solução tem o objetivo de reduzir os prejuízos de chargeback e mitigar risco de fraude nas transações de cartões de crédito não presenciais. De maneira inovadora, ela é capaz de verificar se o cartão de crédito pertence realmente ao CPF do emissor. O Quod Autentica Cartões é 100% online e real time, baseado no Cadastro Positivo, e é ideal para verificar a veracidade das transações digitais. 


Quod-X: solução antifraude oficial do Pix

Esta solução possui um ecossistema robusto e confiável capaz de proteger contra fraudes as transações realizadas via Pix. Na medida que as fraudes vão acontecendo, elas são continuamente reportadas ao Quod-X. O sistema então passa a entender os padrões e se aperfeiçoa a partir de cada notificação, tornando-se uma rede de informações cada vez mais blindada e poderosa. 

Quod ID Digital

O Quod ID Digital te apresenta um score que indica a probabilidade de uma transação ter ou não um comportamento fraudulento. Os dados são concebidos por meio de uma rede global com mais de 40 bilhões de transações por ano, coletando mais de 900 atributos, incluindo onboarding e pagamentos. 

Quod Enriquecimento Cadastral PF

Com o enriquecimento cadastral de informações de pessoas físicas, sua empresa tem acesso aos dados cadastrais de cada cliente, como CPF, situação cadastral, endereço, participações em empresas e outras informações importantes. Esta é uma forma segura e ágil de apoiar a sua decisão no momento de conceder crédito, reduzindo os riscos de inadimplência e otimizando a sua operação.

Quod Score PF Fraude

Com esta solução é possível otimizar a estratégia de prevenção à fraude da sua empresa sem sacrificar a experiência do seu cliente. O Score PF Fraude protege a saúde financeira do seu negócio identificando transações fraudulentas antes mesmo que o crédito seja concedido.

Acesse e conheça um pouco mais sobre as soluções antifraude da quod

Independente da solução que você escolher, a quod está aqui para ajudar a sua empresa com o que ela precisa na para crescer com segurança e eficiência.