Quod Autentica Cartões: conheça a solução de validação de cartões de crédito da quod

A Quod desenvolveu uma solução perfeita para empresas que precisam validar cartões de crédito em compras virtuais e assim evitar o indesejado chargeback!

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

• 08min de leitura

Em um mundo onde as compras online só crescem, empresas precisam vender pela internet para ter sucesso. E o meio mais seguro para realizar as transações virtuais é o cartão de crédito. Mas receber com cartão de crédito é 100% seguro? A resposta é não. Fraudadores estão invadindo essa arena e novas formas de proteção são necessárias. Por isso a quod criou o Quod Autentica Cartões.

De acordo com o relatório MasterCard SpendingPulse, um indicador de vendas no varejo que inclui pagamentos de todos os tipos em uma série de mercados globais, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020 se comparado ao ano anterior. Isso ocorreu principalmente após o início do isolamento social.

Esse crescimento não chega a ser surpresa: é cada vez mais comum a substituição de idas ao supermercado ou a lojas físicas de vários tipos pela compra por internet, sobretudo pelo celular. E esse movimento não deve parar tão cedO. Segundo a XP Investimentos, o crescimento do e-commerce no Brasil pode chegar a 32% em 2021 quando comparado ao ano de 2020.

Mas nem tudo são flores no comércio eletrônico. Estudo realizado pela Juniper Research no mundo inteiro mostra que o prejuízo por conta das fraudes no e-commerce pode chegar a US$20 bilhões em 2021, um crescimento de 18% quando comparado aos US$ 17,5 bilhões de 2020.

Já a NZN Intelligence elaborou um estudo em 2019 mostrando que 74% dos brasileiros preferiam comprar online. Isso evidencia que, pelo   lado da demanda, o novo comportamento do consumidor brasileiro é digital. Mas para os 26% que tinham preferência pela loja física, as principais preocupações eram a confiança em disponibilizar dados pessoais e do cartão de crédito (40%) e o medo de não receber o produto (25%). Se por um lado os consumidores têm receio de compartilhar dados do cartão de crédito, lojistas precisam ficar atentos ao chargeback.


O QUE É O CHARGEBACK?

Chargeback é o estorno do valor da venda feito pela empresa de cartões de crédito quando o consumidor contesta a compra ou quando o cartão do consumidor é fraudado. 

De olho no crescimento das vendas online,  fraudadores estão      cada vez mais fazendo compras em lojas virtuais utilizando cartões de terceiros. Até que o empresário perceba que foi vítima de uma fraude, a mercadoria já foi expedida e reavê-la não é mais uma opção. Esse é o pior cenário para a empresa, que perde a mercadoria e a receita.

A pesquisa Fraude de Pagamento Online: Ameaças Emergentes, Análise de Segmento e Previsões de Mercado 2021-2025, conduzida por Susan Morrow, entre outros pesquisadores, descobriu que os comerciantes desejam reduzir os níveis atuais das taxas de fraude, mas têm receio de introduzir atritos extras no processo de checkout. 

Para combater esse tipo de fraude, a quod desenvolveu uma solução chamada Quod Autentica Cartões. 


COMO FUNCIONA O QUOD AUTENTICA CARTÕES?

O gestor do e-commerce envia apenas duas entradas de dados do consumidor para a quod, que utiliza diversos tipos de dados internos e de parceiros e inteligência analítica para validar se o cartão de crédito está ativo e se é de quem está utilizando. Com esta solução, a quod indica a probabilidade de fraude, o que impede o fraudador de seguir adiante sem que os consumidores que estão fazendo uso lícito dos seus cartões sequer percebam este aparato de segurança. Esse é o princípio essencial da solução – segurança e resposta rápida para o fechamento do negócio sem impactar a experiência do consumidor!

Confira abaixo como a solução funciona:


A quod é uma das maiores Gestoras de Base de Dados (GBD) do Brasil, com dados de mais de 205 milhões de consumidores e 44 milhões de empresas, além de diversos outros tipos de dados proprietários e de terceiros. Combinado com este incrível ativo, a empresa também tem expertise diferenciada em inteligência de dados.   

E aí, achou essa solução interessante? Confira esta e outras soluções antifraude da quod clicando aqui.