Quod Autentica Cadastral: Como evitar fraudes e ter mais eficiência na validação dos dados dos clientes?

Leia no blog da Quod como a sua empresa pode prevenir fraudes cadastrais em abertura de conta, emissão de cartão de crédito, seguros e outros benefícios.

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

• 05min de leitura

Para conceder crédito a um cliente, empresas necessitam de diversas informações cadastrais, como CPF, dados de contato e endereço de moradia. Mas, como garantir que o que foi informado é realmente verdadeiro? Para uma validação cadastral mais segura e eficiente, a Quod desenvolveu uma solução em parceria com operadoras de telefonia. Leia o artigo e saiba como funciona!

Existem várias opções de pagamento oferecidas para o consumidor brasileiro, mas o cartão de crédito segue sendo o meio favorito. Como consequência, essa também é a modalidade em que mais existem fraudes que podem começar já na validação cadastral, ou seja, no momento de validar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), telefone e endereço. A pandemia da covid-19 nos obrigou a rever todo o nosso comportamento enquanto sociedade, e o consumo também foi drasticamente afetado. Se antes havia uma projeção sobre a queda das vendas de automóveis, motivada pelo desinteresse das novas gerações nesse tipo de investimento ou pela facilidade de corridas compartilhadas por aplicativos, hoje já não existe mais tanta certeza. Uma das principais recomendações para se proteger do vírus é evitar contato com outras pessoas, portanto, o transporte público e carros compartilhados acabam não sendo a primeira opção para quem pode ter um carro próprio. Neste cenário, o automóvel voltou a ter mais importância, tendência que vem impactando também o mercado de seguros, com o brasileiro cada vez mais interessado nesse tipo de investimento.

O segmento de seguros que mais cresce no Brasil é o automotivo e estima-se que apenas 30% da frota brasileira de veículos é segurada, o que indica que ainda há muito o que explorar para quem atua no ramo. Em março deste ano, as vendas de seguros de vida aumentaram 136% em comparação ao mesmo período de 2019 e, de acordo com um estudo do Google, os termos de busca na plataforma relacionados a proteção financeira tiveram um aumento de 157% de fevereiro a março de 2020. Portanto, se existe um futuro promissor para o mercado de seguros em tempos pandêmicos, esse crescimento exige maior cautela em relação aos riscos de fraudes para seguradoras.

Com o objetivo de mitigar esse problema, a Quod desenvolveu soluções antifraude e que ajudam organizações a conhecerem melhor seus clientes e evitar a ocorrência de operações fraudulentas de forma mais ágil, prática e inteligente. Mas, como essa solução pode auxiliar seguradoras? Quando uma pessoa faz um seguro de carro, por exemplo, ela precisa informar qual é a trajeto que mais costuma fazer, e isso interfere no valor da apólice contratada. Portanto, a validação cadastral nessa etapa é essencial para minimizar as fraudes. O Quod Autentica Cadastral nasceu para dar mais eficiência nesse processo, auxiliando na comprovação dos dados informados pelo cliente ao gerar um score que indica se o endereço informado confere com o utilizado pelo cliente. Entenda abaixo como você pode fazer uso dessa solução para reduzir os riscos de fraude.


COMO FUNCIONA O QUOD AUTENTICA CADASTRAL?

Em parceria com três das quatros principais operadoras de telefonia fixa e móvel do país, a Quod lançou uma solução que visa beneficiar o processo de comprovação de endereço e reduzir as fraudes de subscrição. Para isso, o Quod Autentica Cadastral utiliza como base os dados disponíveis em quase 70% da rede de Telecomunicações no Brasil e mensura a confiabilidade do endereço residencial ou comercial informado pelo CPF. Como? A partir da geolocalização das antenas dos dispositivos móveis e bases cadastrais!

A nova solução via Interface de Programação de Aplicação (API) é resultado da junção da infraestrutura com Big Data de telecomunicação das principais operadoras do país com a expertise de gestão de dados e desenvolvimento de modelos estatísticos da Quod, que inova ao ir muito além dos serviços com base no Cadastro Positivo. Agora, as empresas terão acesso a uma plataforma robusta para avaliação de risco de crédito e fraude de forma mais ágil e segura.

Utilizando-se da base de dados das operadoras, o Quod Autentica Cadastral informa  um score (nota) que vai 1 a 1000. Quanto maior for a nota, menor é a distância entre os pontos analisados, ou seja, menor é o risco de fraude de subscrição. Para fazer o cálculo, o Quod Autentica Cadastral considera as antenas mais utilizadas pelo usuário e possibilita a validação se o telefone celular informado pelo CPF é o mesmo cadastrado na operadora, mitigando ainda mais o risco de fraude de forma simples e rápida.


Além de reduzir os custos nos processos de onboarding, o Quod Autentica Cadastral permite um aumento de eficiência na retomada de bens em garantia e em cobrança. Um dos clientes que já utiliza a solução aumentou sua eficiência no processo de validação cadastral. “Nesse caso, 70% das propostas aprovadas derivavam para mesa de fraude para comprovar os dados cadastrais e com a utilização do Quod Autentica Cadastral o cliente reduziu de 30% a 40% as propostas analisadas na mesa. Isso significou uma redução de custo e um aumento na conversão de clientes”, explica Gustavo Oliveira, diretor comercial da Quod. 

Como pode-se observar no gráfico abaixo, criado a partir de uma análise de amostra de uma empresa do ramo das telecomunicações com base de dados de todo o Brasil, é evidente que quando o endereço não se relaciona com o informado no cadastro, a fraude pode ser quatro vezes maior do que a média da carteira do cliente.



O QUOD AUTENTICA CADASTRAL RESPEITA A PRIVACIDADE DO USUÁRIO?

Sim! A solução está em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que está em vigência desde setembro de 2020. A ferramenta exibe às empresas que a utilizam apenas a nota de probabilidade risco, ou seja, o Score e não a exata localização. Com isso, os usuários e clientes das operadoras de telefonia móvel e fixa têm a segurança de que seus dados não estarão disponíveis de forma aberta. 

Conheça os benefícios das nossas soluções antifraude e reduza os riscos do seu negócio!