O papel da tecnologia na Análise de Crédito

Como a tecnologia da Quod é capaz de analisar milhões de dados de forma mais rápida, segura e eficaz.

Humberto

Humberto Bocayuva • Comunicação

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A tecnologia também está a favor do processo de análise de crédito. Inovações como inteligência artificial, aprendizado de máquina e big data conseguem armazenar e analisar grandes volumes de dados de forma rápida e segura, além de permitirem uma maior eficácia no processo. 

É nesse cenário que nasceu a Quod, birô de crédito que tem a tecnologia como um de seus principais pilares e que permite que as empresas façam toda a análise de seus clientes de maneira simples e 100% online.

A Quod está trazendo para o Brasil uma plataforma tecnológica de ponta que foi desenvolvida pela empresa norte-americana LexisNexis Risk Solutions, que é uma das maiores empresas de análise de risco do mundo, com presença em 175 países. A plataforma da Quod oferece soluções customizadas para vários setores, como instituições financeiras de todos os portes, comércio, indústria e serviços, atendendo a empresas de todos os tamanhos, inclusive as pequenas e médias. “A junção do cadastro positivo com tecnologia de ponta trará muita inovação e produtos mais eficientes para melhorar a análise de crédito das empresas”, diz Thomaziello.

Entre as principais inovações tecnológicas empregadas pela Quod estão a inteligência Artificial e o Big Data Analytics, que possibilitam avanços no processamento de quantidades expressivas de informações com resultados criteriosos e ágeis, reduzindo custos e aumentando a eficiência dos processos.

A intenção da Quod é facilitar o acesso a esse tipo de serviço. Até o final do ano, a empresa deverá operar com uma base com mais de 100 milhões de pessoas. Os dados disponíveis deverão alimentar o sistema da empresa, que ficará cada vez mais inteligente. “Teremos um processo semelhante a países como os Estados Unidos, em que a tecnologia e o histórico de bom pagamento dos consumidores são levados em conta para montar uma análise de crédito mais condizente com a realidade do consumidor, beneficiando a economia, as empresas e os próprios consumidores através de uma distribuição mais eficiente de recursos”, diz Thomaziello.

Essa dinâmica deverá ser facilitada pela entrada da nova lei do Cadastro Positivo. A partir de julho de 2019 todos os consumidores e empresas serão automaticamente incluídos no novo sistema, tendo inclusive acesso aos seus próprios dados. Com isso, todo o histórico de crédito dos clientes será levado em consideração na análise de crédito – e não só as informações referentes à inadimplência. Caso algum consumidor opte por não participar do sistema, basta solicitar a exclusão a um dos birôs homologados pelo Banco Central.
Como funciona a Quod

Uma análise eficaz traz segurança ao empresário para ampliar sua base de clientes, com riscos menores. A própria gestão financeira também tende a ser simplificada. “Cria-se um círculo virtuoso em que os negócios se expandem, a economia cresce, os consumidores têm melhor acesso a crédito e há um maior equilíbrio em todo o mercado”, afirma Thomaziello.