Brasil registra 1,3 milhões de indícios de fraudes financeiras no primeiro semestre do ano
Número indica crescimento de 12% no primeiro semestre de 2025; especialista explica como tecnologia ajuda a evitar os golpes
São Paulo, agosto de 2025 - Um levantamento da Quod, datatech que transforma dados em inteligência para a tomada de decisões, mostrou que o primeiro semestre de 2025 registrou um aumento de aproximadamente 12% em indícios de fraudes financeiras (confirmadas e suspeitas) quando comparado ao mesmo período de 2024. Foram 1,1 milhões em 2024 contra 1,3 milhões em 2025.
O principal incremento nas marcações de fraude veio da modalidade conta laranja que subiu em 38% do primeiro semestre de 2024 para o primeiro semestre de 2025, seguido pela modalidade engenharia social que teve um acréscimo de 29,5%. Já a fraude do tipo transacional teve um decréscimo de 3,8% na marcação de fraude.
Os dados foram levantados a partir da Rufra [Base de dados Antifraude] - que reúne informações compartilhadas de indícios de fraude das instituições financeiras no Brasil.
Danilo Coelho, diretor de produtos e dados da Quod explica que “o avanço acelerado da tecnologia, embora traga inúmeros benefícios, também tem sido explorado por agentes mal-intencionados para sofisticar e ampliar o alcance das fraudes. Ferramentas digitais, Inteligência Artificial e acesso facilitado a dados tornaram os golpes mais difíceis de identificar e mais rápidos de executar. Nesse cenário, a inovação precisa caminhar lado a lado com a conscientização e a segurança digital”.
O especialista aponta que, entre as fraudes mais comuns estão no uso de contas laranjas, fraudes transacionais, fraudes de identidade e a modalidade de engenharia social. Nesse sentido, não só é importante que as pessoas conheçam a maneira como os golpes são aplicados, mas, também, monitorem e mantenham informações pessoais seguras.
Por fim, Danilo destaca que “atualmente, a tecnologia é fundamental para prevenir possíveis golpes, ao fortalecer a segurança dos ecossistemas das instituições financeiras possibilitando ações rápidas e eficazes na prevenção e detecção de atividades fraudulentas. A educação financeira é outra aliada muito importante. Quando as pessoas compreendem como o sistema financeiro funciona, reconhecem práticas suspeitas com mais facilidade, evitam decisões impulsivas e se tornam menos vulneráveis a promessas enganosas”.