Parceria entre Adiante Recebíveis, Núclea e Quod gera R$ 1 milhão em novos negócios em um único dia

Inovação em modelagem de crédito traz mais efetividade, maiores taxas de aprovação e recordes de novos negócios

Quod

Quod Comunicação •

• 5 minutos de leitura

A Adiante Recebíveis, plataforma de antecipação de recebíveis, firmou uma parceria com a Quod, datatech que transforma dados em inteligência, e Núclea, referência em infraestrutura em transações digitais e inteligência de dados, para qualificar a tomada de decisão e alavancar negócios, com o objetivo de aprimorar suas operações e expandir sua base de clientes. Essa colaboração já resultou em um recorde de novos negócios em um único dia, com mais de R$ 1 milhão em antecipações, trouxe benefícios importantes como maior assertividade no processo de concessão de crédito e redução de custos.

Pequenas e médias empresas, que formam a maior parte dos clientes do Adiante, são especialmente beneficiadas por essa parceria, beneficiando tanto o processo de concessão quanto a acurácia dos modelos customizados. Com isso, a fintech pode utilizar os dados fornecidos para desenvolver scores personalizados, como a avaliação de sacado, que permite aos clientes verificar a confiança em vendas a prazo com base em um CNPJ. A segurança e a privacidade dos dados dos clientes são mantidas, utilizando apenas informações de CNPJ para o retorno de scores e indicadores, sem compartilhar dados sensíveis.

Segundo Marcos Barros, CEO do Adiante Recebíveis, a parceria faz parte da estratégia de crescimento da fintech. “Estamos constantemente buscando maneiras de aprimorar nossos processos e oferecer mais valor aos nossos clientes. A colaboração com a Quod e a Núclea nos permite utilizar dados alternativos e tecnologias avançadas para desenvolver modelos de crédito mais precisos e eficazes. Os resultados que já alcançamos são animadores e estamos confiantes de que essa parceria continuará a fortalecer nossa posição no mercado, permitindo-nos crescer de forma sustentável e responsável”.

Assim, a colaboração entre as empresas permite uma avaliação mais precisa da saúde financeira dos tomadores de crédito, superando limitações comuns dos bureaus tradicionais. O sucesso da empreitada foi uma junção das expertises da Quod e Núclea, que se iniciou com a utilização dos Scores PJ e Boletos e evoluiu

com novos dados para a elaboração de soluções personalizadas modelo customizado, que envolveu uma série de testes e ajustes para garantir o cumprimento das expectativas e necessidades. A Adiante também passou a observar um aumento na taxa de aprovação, na qualidade dos clientes aprovados e um recorde de novos negócios em um único dia, logo no início da implantação.

“Dois modelos de crédito importantes foram desenvolvidos: o score comportamental para clientes com histórico na plataforma e o score de aplicação para novos clientes. Esses modelos têm sido essenciais para aumentar a assertividade na aprovação e na concessão de limites adequados”, reforça Barros. Assim, a Adiante Recebíveis não apenas fidelizou a parceria com a Quod e a Núclea, mas deve expandir o teste para outras soluções em conjunto.

Para Rafael Rodrigues, CCO e Diretor de Operações da Quod, a colaboração entre as equipes comerciais, de produto e de analytics foi a chave para o sucesso do projeto. “Essa união nos permitiu elaborar uma solução frente ao problema apresentado. Estar atento às necessidades dos clientes e fomentar a interação com nossas áreas internas é essencial. Este caso de sucesso serve como inspiração para outras empresas, mostrando que uma parceria forte e uma abordagem personalizada podem levar a resultados excepcionais”, diz.

De acordo com o Superintendente de Parcerias e Canais da Núclea, Bruno Lourenço, há ainda espaço para incrementar os resultados obtidos pela Adiante. “Por termos uma grande capilaridade na oferta de serviços para o sistema financeiro, as nossas informações são ricas e tempestivas, permitindo aumentar a assertividade na tomada de decisão ou na mitigação de riscos para oferta de crédito. Queremos apoiar o mercado com dados relevantes para potencializar negócios”, explica.


Sobre a Quod:

A Quod é uma datatech que oferece soluções que transformam dados em inteligência para qualificar tomadas de decisão e alavancar negócios. Possui em seu quadro de acionistas, nomes de peso do mercado financeiro, trazendo solidez e segurança. Através de um portfólio de crédito, antifraude e cobrança utilizam sua expertise multimercado para gerar vantagens competitivas aos seus clientes. Acesse o site da Quod e saiba mais!

Sobre o Adiante:

O Adiante é uma fintech especializada na antecipação de recebíveis de pequenas e médias empresas. Todo o processo feito pela plataforma do Adiante é automático e 100% digital. Através da expertise do Grupo GCB no mercado de crédito, foi desenvolvido um robusto modelo de credit risk management e, com a automatização das análises através de algoritmos e inteligência artificial proprietárias, o Adiante proporciona ao cliente final a liberação de crédito mais prática e rápida do mercado. Para mais informações: https://adiantesa.com/

Sobre a Núclea:

A Núclea é referência em soluções de infraestrutura em transações digitais e inteligência de dados para empresas no Brasil. É responsável por 100% do registro de boletos e 90% da liquidação de cartões de débito e crédito no País. Em 2023, processou 29 bilhões de transações, o que representa 18 Trilhões de Reais. Atua no mercado financeiro, de seguros e imobiliário com produtos de Antifraude, Data Analytics e Insights, Registro, Liquidação, Tokenização e Ativos Digitais, entre outros. Saiba mais em www.nuclea.com.br

Sobre Marcos Barros:

Marcos Barros é CEO da GCB Ventures, vertical do Grupo GCB dedicado a comandar as fintechs Adiante Recebíveis e PeerBr. Com mais de duas décadas de atuação em instituições financeiras renomadas, incluindo o Itaú Unibanco e o Bank of Boston, Barros desempenhou um papel fundamental na transformação da BV Financeira em um banco digital completo durante seu tempo no Banco BV. Essa trajetória bem-sucedida resultou em mais de 3 milhões de clientes conquistados em apenas três anos. Formado em Economia pela FAAP, possui MBA em Finanças pela USP, acumula cursos de especialização no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Columbia Business School. Essa combinação de expertise técnica e visão estratégica o posiciona para liderar a GCB Ventures em um cenário financeiro em constante evolução. Para mais informações: https://www.linkedin.com/in/marcos-barros-de-paula-b7262645/

Tags: Quod