Birôs de crédito: como escolher a melhor opção
Entenda o que são birôs de crédito e quais os principais benefícios para os credores.
Em geral, o birô de crédito é o serviço mais barato e o mais ágil para o credor. O processo é simples: assim que o birô recebe a ordem de serviço da empresa, entra em contato com o devedor por diversos canais de comunicação como SMS, telefone, e-mail ou até mesmo carta, dependendo da opção escolhida no momento da contratação do serviço.
Na comunicação ao devedor, o birô explica as condições para o pagamento da dívida e dá um prazo para que o devedor quite o débito e evite a inclusão do seu nome na base de dados de devedores inadimplentes.
Pelos estudos realizados recentemente pela Quod, cerca de 45% das dívidas enviadas ao birô de crédito são recuperadas em até 30 dias.
Como escolher a melhor opção
Na hora de escolher a forma de cobrar o cliente, o birô de crédito se apresenta como o sistema mais vantajoso porque oferece serviços mais baratos, facilmente contratados e menos burocráticos.
Os birôs também são mais ágeis ao comunicar o devedor. A Quod, por exemplo, a mais nova empresa de análise ao crédito do país, controlado pelos cinco maiores bancos do Brasil, é a primeira a oferecer um serviço integrado de comunicação digital, incluindo envio de notificações de dívidas por e-mail e SMS. Além de ser mais barato, o envio de mensagens pelo meio eletrônico é mais ágil - a cobrança pode ser feita imediatamente, sem a necessidade de esperar prazos de impressão e envio de correspondências em papel.
Uma pesquisa recente realizada pela Quod junto a consumidores mostrou que mais de 50% acreditam que meios eletrônicos sejam mais efetivos na hora de recuperar a dívida atrasada do que a tradicional carta. “A Quod nasceu digital e está empenhada em oferecer um serviço que agregue valor tanto às empresas quanto aos consumidores. Falar a língua do consumidor e chegar até ele pelos meios que ele prefere são um diferencial da nossa companhia” destaca Oliveira.